Exercícios que podem prevenir o risco de diabetes

exercicios-diabetesVocê precisa de um pouco de motivação para finalmente começar a praticar exercícios físicos? Então, lá vai: uma nova pesquisa descobriu que existem alguns tipos de exercícios que podem reduzir significativamente o risco do diabetes.

Um recente estudo realizado pela Escola de Saúde de Harvard, EUA, descobriu que as mulheres que fizeram atividades de fortalecimento muscular e condicionamento diminuíram as chances de possuir diabetes.

Para cada 60 minutos de atividade em uma semana, as mulheres reduziram o risco de diabetes em 14%. Para aquelas que fizeram os exercícios por mais de 150 minutos por semana, o risco de diabetes foi reduzido em 40%.

Os médicos sabem há muito tempo que o exercício regular reduz o risco de diabetes, mas, até agora, se pensou que somente os exercícios aeróbicos, como corrida, eram os responsáveis por este feito.

Agora, este recente estudo realizado com quase 100 mil mulheres, têm sugerido que a musculação ou outras formas de exercícios não aeróbicos também podem ajudar.

Levantar peso não é sua praia? Sem problemas! O estudo revelou que, surpreendentemente, as formas mais leves de exercício, como yoga, também diminuíram as chances do diabetes.

Os pesquisadores acreditam que estas formas de exercício previnem a perda de massa muscular magra ou afetam o uso da glicose pelo corpo.

A fórmula mágica é uma combinação de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Mulheres que fizeram 150 minutos de exercício aeróbico e 60 minutos de exercícios de fortalecimento muscular por semana reduziram o risco de diabetes em dois terços.

Diabetes em números

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença silenciosa, como é conhecido o diabetes, atinge, atualmente, mais de 12 milhões de pessoas só no Brasil.

Se você gerenciar sua diabetes corretamente pode prevenir ou retardar as complicações da doença. No entanto, o diabetes causa mais mortes por ano do que o câncer de mama e AIDS combinados. Dois em cada três pessoas com diabetes morrem de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Por isso, tenha cuidado!

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here