5 alimentos que ficam mais saudáveis quando são cozidos

cozinhar-vegetaisOs alimentos crus são mais saudáveis que os alimentos cozidos, certo? Para muitas frutas e legumes a resposta é sim, mas nem sempre é o caso. Na verdade, cozinhar alguns legumes rompe a estrutura celular e torna mais fácil para o corpo a absorção dos nutrientes.

Leia mais para descobrir alguns dos vegetais que são mais saudáveis quando cozidos.

1. Espinafre

espinafre

Cozinhar o espinafre aumenta a capacidade do organismo de absorver todos os fantásticos nutrientes que este alimento contém, como cálcio, ferro, magnésio, luteína e antioxidantes. A quantidade de cálcio, por exemplo, triplica quando você cozinha o espinafre.

2. Couve

couve

Cozinhar couve aumenta os níveis de vitaminas A e K, bem como fibra. Além disso, a digestão da couve cozida é mais simples do que a crua.

3. Cogumelos

cogumelo

Cozinhar cogumelos não é apenas a opção mais saudável, mas também é a opção mais segura. Existem vários tipos de cogumelos que só são seguros para comer após serem cozidos, e, mesmo os mais comumente servidos crus, são difíceis para digerir.

4. Tomates

tomate

Cozinhar tomate aumenta a quantidade de licopeno que é liberada no corpo. Os tomates crus, por outro lado, só liberam cerca de 4% deste antioxidante que tem sido associado a taxas mais baixas de doenças cardíacas e câncer.

5. Cenouras

cenoura

As cenouras ajudam a melhorar sua visão graças a altos níveis de betacaroteno, um antioxidante que o corpo converte em vitamina A. Cozinhar a cenoura aumenta o seu valor nutricional e colabora com a digestão

Melhor Método

Embora haja exceções, a frigideira e o micro-ondas ajudam a manter os níveis mais altos de antioxidantes e são as melhores opções quando você for preparar cenouras, tomates, couve, entre outros. Por outro lado, os vegetais que são cozidos na panela de chumbo ou de pressão, sofrem as maiores perdas de nutrientes.

 

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