Os melhores benefícios do açaí para a saúde

acai01O açaí é valorizado pelos povos amazônicos há séculos. Este alimento único tem uma quantidade extraordinária de antioxidantes que protegem os tecidos e as células do corpo, além de conter uma grande variedade de fitonutrientes que o torna um dos superalimentos mais divulgados entre os entusiastas da boa saúde.

O açaí é extraordinariamente rico em antioxidantes e tem uma capacidade muito elevada (muito superior a qualquer outra forma de fruta) de absorver os radicais livres que prejudicam o corpo. Também é rico em vitaminas do complexo B, eletrólitos e minerais que são necessários para reduzir a inflamação e melhorar os níveis de energia.

O açaí e o câncer

Os danos causados pelos radicais livres são uma das principais causas para a formação de células cancerígenas e do envelhecimento acelerado.

Quando as células são expostas a grandes quantidades de radicais livres, elas desenvolvem mutações genéticas que se replicam de forma anormal. Este bombardeamento constante de radicais livres é um dos principais fatores na formação e proliferação das células cancerígenas.

O açaí, por sua vez, proporciona uma intensa proteção contra esses radicais livres, tornando-se um excelente alimento para prevenir o câncer.

acai02

Outros benefícios do açaí

– Redução do colesterol: semelhante ao vinho tinto, pesquisas mostram que o açaí é extremamente rico em antocianinas, uma forma de antioxidante associada com a capacidade de reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

– Saúde do coração: rico em esteróis vegetais que fornece benefícios cardio-protetores para as células.

– Ajuda na perda de peso: conhecido por nutricionistas como um superalimento, o açaí não só pode ajudar a emagrecer, mas também, colabora para que você mantenha um peso saudável.

– Alivia problemas digestivos: o açaí tem capacidade de desintoxicar o corpo humano e é uma fonte bem conhecida de fibra dietética.

– Freia o envelhecimento: o açaí pode contribuir para a capacidade de diminuir ou reverter os processos típicos do envelhecimento relacionados com os danos oxidativos.

– Melhora a função mental: estudos preliminares mostram que o açaí pode impedir o desequilíbrio mental em mulheres na fase da menopausa.

– Aumenta a energia: devido seus benefícios para a saúde global, tomar extrato de açaí pode levar a um aumento do nível geral de energia e resistência, e colabora para combater a fadiga e exaustão.

Recomendações

Se você tem alergias ao pólen ou tem hipersensibilidade conhecida ao açaí ou frutas semelhantes, você deve evitar essa fruta. Porém, quando consumido em quantidades moderadas, o açaí é seguro.

Referências: naturalnews; globalhealingcneter; webmd.

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here