As melhores fontes de proteína vegetal

proteina-vegetalVegetarianos e veganos se deparam frequentemente com uma questão familiar: “Como consumir a quantidade suficiente de proteína?”. A questão é compreensível, já que, para essas pessoas, a carne – a maior fonte de proteína que conhecemos – não faz parte do cardápio habitual.

Porém, se você está no time dos vegetarianos ou veganos, saiba que existem muitas plantas que contêm quantidades de proteína por massa que igualam ou até mesmo ultrapassam o da carne.

As melhores opções estão listadas logo abaixo. Confira!

As melhores fontes de proteína vegetal

Spirulina e Chlorella – além de conter níveis inigualáveis ​​de clorofila e ferro, a spirulina e a chlorella também contêm 12 vezes mais proteína digestiva do que a carne. Na verdade, estes dois alimentos são compostos de 45 – 75% de proteína por massa. Uma ótima escolha para vegetarianos e veganos.

Tomate seco – o tomate seco é extraordinariamente rico em potássio, fibras, vitamina K e uma série de outros nutrientes. No entanto, o que realmente faz deste alimento um destaque, é a sua grande quantidade de proteína (11 – 16% por massa), tornando-se um dos alimentos mais ricos em proteínas.

Soja – todos os grãos são ricos em proteínas, embora alguns são mais elevados do que outros. Estudos têm mostrado que a soja contêm as maiores quantidades de proteína, seguido de perto pelo feijão.

Trigo serraceno – também chamado de trigo mourisco, o trigo serraceno é uma semente sem glúten com um baixo índice glicêmico e com mais proteína por 100 gramas do que o milho, arroz, ou trigo.

Quinoa – como o trigo sarraceno, a quinoa é livre de glúten e contém quase tanta proteína quanto os melhores grãos e leguminosas. A quinoa também é uma boa fonte de fibra dietética, fósforo, ferro e magnésio e trata-se de um ótimo substituto para o arroz.

Quinoa: uma ótima fonte de proteína vegetal.
Quinoa: uma ótima fonte de proteína vegetal.

Espinafre – o espinafre é famoso por ser rico em ferro, porém, este alimento também contém quantidades generosas de proteína. O espinafre é extremamente versátil, ele pode ser adicionado a massas, saladas, sopas, e até pizzas, por isso há muitas maneiras de disfarçar o seu sabor peculiar.

Ervilhas – ervilhas contém 8% de proteína, tornando-as uma das melhores fontes vegetais comuns após o espinafre. As ervilhas também são uma boa fonte de vitamina A e ferro e são fáceis de incorporar em muitas refeições.

Couve de Bruxelas – a couve de Bruxelas é rica em proteínas, vitamina C e é considerada uma ótima opção para quem está querendo perder peso devido aos seus baixos níveis de calorias e gordura.

Referências: naturalnews; whfoods.

 

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