10 mitos e verdades sobre o diabetes

diabetes_destExistem muitos mitos sobre o diabetes que acabam prejudicando o tratamento desta doença. Estes mitos podem criar uma imagem cheia de estereótipos e estigmas, levando a conclusões imprecisas ou falsas sobre o diabetes.

Em se tratando de uma doença grave e potencialmente mortal, isso é alarmante.

Para você que ainda tem muitas dúvidas sobre a “doença silenciosa”, listamos 10 mitos e verdades que podem responder suas questões.

Lembre-se que estas informações são apenas sugestões para um diagnóstico inicial. Consulte sempre com o seu médico antes de alterar sua dieta e rotina de exercícios.

Mito #1: o diabetes não é uma doença tão grave

Fato: se você gerenciar sua diabetes corretamente, pode prevenir ou retardar as complicações da doença. No entanto, o diabetes causa mais mortes por ano do que o câncer de mama e AIDS combinados. Dois em cada três pessoas com diabetes morrem de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Mito #2: Se você tem pré-diabetes, certamente vai desenvolver diabetes.

Fato: você pode reverter a resistência à insulina e prevenir o diabetes por meio de atividades físicas, uma boa dieta e um estilo de vida saudável.

Mito #3: se você estiver com sobrepeso ou obeso, você acabará por desenvolver diabetes

Fato: estar acima do peso é um fator de risco para o desenvolvimento desta doença, mas outros fatores de risco, como histórico familiar, etnia e idade também desempenham um papel importante. Infelizmente, muitas pessoas desconsideram os outros fatores e acreditam que o peso é o único risco para o diabetes. Cuidado: pessoas com peso normal também podem desenvolver a doença.

Mito #4: é melhor consumir alimentos diets

Fato: os alimentos diets, geralmente, não oferecem nenhum benefício especial. A maioria deles ainda eleva os níveis de glicose no sangue e são mais caros que os produtos comuns. Além disso, um alimento que não contém açúcar, não significa que é livre de carboidratos.

Cuidado: pessoas com peso normal também podem desenvolver o diabetes.
Cuidado: pessoas com peso normal também podem desenvolver o diabetes.

Mito #5: as pessoas com diabetes devem comer alimentos especiais para diabéticos

Fato: um plano de refeições saudáveis ​​para as pessoas com diabetes é geralmente o mesmo que uma dieta saudável para qualquer um – baixo teor de gordura (especialmente gordura saturada e trans), consumo moderado de sal e açúcar, refeições baseadas em alimentos de grãos integrais, legumes e frutas.

Mito #6: as pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolate

Fato: se consumidos como parte de um plano de refeições saudáveis​​, ou combinado com exercícios, doces e sobremesas podem ser consumidos por pessoas com diabetes. A chave para os doces é consumir com moderação e guardá-los para ocasiões especiais.

Mito #7: A fruta é um alimento saudável. Portanto, posso consumir quantas frutas quiser

Fato: as frutas contêm carboidratos e podem afetar o nível de açúcar no sangue. Converse com seu nutricionista sobre a quantidade, frequência e tipos de frutas que você deve consumir.

Mito #8: eu não preciso me preocupar com minha dieta, se estou tomando os remédios corretamente.

Fato: a insulina não é um passe livre para comer mais do que seu corpo precisa ou mais carboidratos por refeição. Tenha em mente que, a insulina diminui o açúcar no sangue, mas não reduz suas calorias. A dica é: escolha os alimentos certos e pratique exercícios físicos.

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Mito #9: o feijão é rico em proteínas, portanto, eu posso comer a quantidade que quiser.

Fato: meia xícara de feijão contém 7 gramas de proteína e 15 gramas de carboidratos. Portanto, mantenha a moderação.

Mito #10: se você tem diabetes, deve usar adoçante artificial.

Fato: diga não aos açúcares artificiais. Eles perturbam o seu estômago e fazem você desejar mais açúcar! Como isso poderia ser útil?

Você possui mais alguma dúvida sobre o diabetes? Faça sua pergunta nos comentários abaixo!

 

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