Dieta do espartilho: não tente isso em casa!

 

espartilho02Um acessório de moda ultrapassado está voltando à tona graças a sua nova reputação.

As mulheres que querem reduzir gradualmente a cintura estão utilizando o espartilho como um método alternativo para perder peso.

Chamada de “dieta do espartilho”, esta nova estratégia para emagrecer consiste em usar um espartilho de duas a quatro horas por dia no início da dieta, aumentando o tempo em 30 minutos a cada semana, até chegar ao período de 10 a 12 horas por dia.

Embora muitos médicos alertem para o potencial de graves danos ao corpo, os defensores da dieta dizem que o espartilho funciona como uma espécie de método não cirúrgico de eliminação de gordura.

TheCorsetDiet.com, uma empresa do Reino Unido especializada neste tipo de dieta, informa em seu site que este “abraços suave” do espartilho reduz a fome e leva a perda de peso.

O método também poderia funcionar para alterar a estrutura óssea de uma pessoa, pois comprime o tórax, uma ideia semelhante ao uso do aparelho ortodôntico para alinhar os dentes.

jessica01
A atriz norte-americana Jessica Alba é uma das adeptas da dieta do espartilho

Dieta perigosa

Especialistas na área médica dizem que não há razão para as mulheres usarem o espartilho com o objetivo de emagrecer. Pior: é uma tendência perigosa que pode prejudicar a saúde.

“O uso em longo prazo de um espartilho pode machucar os órgãos internos, danificar a pele e dificultar a respiração. Na verdade, a falta de oxigenação como resultado do uso do espartilho pode contribuir para a síndrome metabólica e resultar no ganho de peso.”, informa a médica bariátrica Jyotindra Shah, para o site Huffington Post.

O renomado especialista em obesidade, Dr. Sherry Pagoto, também é contra este novo método.

“Esta é mais uma dieta da moda, sem fundamento, com o objetivo de se aproveitar das pessoas que precisam de orientação sobre como desenvolver estilos de vida saudáveis ​​para reduzir o risco de doenças.”.

“Buscar a ajuda de um nutricionista, fisiologista do exercício e/ou psicólogo comportamental é o caminho mais promissor para alcançar um peso saudável.” completa Pagoto.

E você, até onde iria para perder peso?

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here