Alimentos que ajudam a combater a insônia

insonia01Dormir mal é um perigo imenso para a saúde. Quando estamos privados do sono, o risco de diabetes, depressão e aumento da doença cardiovascular aumenta consideravelmente.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com insônia. A condição atinge mais as mulheres, que são três vezes mais suscetíveis a ter esse problema do que os homens.

A boa notícia é que não precisamos estar à mercê dos padrões de sono irregulares. Com algumas escolhas alimentares sensatas na última parte do dia, podemos superar a fera incontrolável da insônia de uma vez por todas. Confira!

Tratamento natural contra a insônia

Cereja – as cerejas são uma fonte natural de melatonina, um hormônio que regula os ciclos do sono. Um punhado de cerejas frescas ou um copo de suco de cereja meia hora antes de dormir, pode lhe ajudar a encontrar o sono repousante.

Banana – rica em magnésio, potássio e carboidratos, as bananas são um excelente lanche que você pode consumir pouco antes de dormir. Além disto, a banana é benéfica para a saúde cardiovascular e para o bom funcionamento cognitivo.

Batata doce – outra fonte excepcional de potássio, a batata doce ajuda a relaxar os músculos e fornece os carboidratos complexos para uma noite de sono tranquila. Outras fontes de potássio incluem limão, feijão, tomate e mamão.

Mel – os açúcares naturais encontrados no mel contêm altos níveis de triptofano, um aminoácido que estimula o relaxamento e combate a insônia. Tome duas colheres de sopa de mel puro uma hora antes de deitar para ter um sono relaxante.

Aveia – a aveia é rica em carboidratos complexos que desempenham um papel fundamental na produção da serotonina, um hormônio que contribui para o sono e age como relaxante natural.

insonia02

Chá de camomila – a camomila promove o relaxamento e a sensação de sonolência na hora de dormir. Sua eficácia é, possivelmente, devido a sua ação sedativa que exerce no organismo.

Peixe – certos tipos de peixes, como o bacalhau, atum e linguado também contêm triptofano. Como dito anteriormente, o triptofano é um eficiente indutor do sono.

Suco de laranja – as laranjas contêm boa quantidade de magnésio. A insônia é um dos sintomas relacionados com a deficiência de magnésio, e, de fato, uma análise de 2006 apresentada na revista Medical Hypothesis sugere que tal deficiência pode ser mesmo a causa mais importante dos problemas relacionados ao sono.

Alimentos a evitar

Evite refeições com alto teor de gordura ou proteína, café, refrigerante, chocolate e refeições picantes. Todos eles são assassinos do sono.

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here