Cúrcuma: a rainha de todas as especiarias

curcuma
A cúrcuma está se tornando rapidamente reconhecida como uma fonte da juventude com potencial quase milagroso na medicina moderna.

Considerada uma das especiarias culinárias mais atraentes, a cúrcuma é um dos ​​remédios naturais mais pesquisados atualmente, sendo que, recentemente, ganhou o título apropriado de “rainha de todas as especiarias”.

O que é cúrcuma?

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma planta da família do gengibre. O seu pó amarelo mostarda é comumente usado como condimento e corante para dar sabor ou cor em mostardas, manteigas, queijos, e ouros alimentos.

No entanto, o uso da cúrcuma não fica restrito somente a culinária. Este alimento contém um ingrediente ativo chamado curcumina, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, e antibacterianas.

Alguns estudos científicos publicados nos últimos anos mostram que consumir açafrão regularmente pode realmente melhorar a qualidade de vida.

Benefícios da cúrcuma

Um estudo publicado recentemente na revista Phytotherapy Research indica que o ingrediente ativo do açafrão, a curcumina, tem potenciais efeitos antidepressivos. Este não é o primeiro estudo a sugerir que o açafrão pode desempenhar um papel em elevar o nosso humor, mas é o primeiro ensaio clínico controlado e randomizado de sua espécie.

A cúrcuma também tem se mostrado promissora nas seguintes áreas de acordo com alguns trabalhos de pesquisa:

– Tratamento de condições inflamatórias;
– Diabetes;
– Perda de peso;
– Redução do risco de doença cardíaca;
– Artrite;
– Resfriados;
– Redução do colesterol.

curcuma02

Efeitos colaterais

O consumo de cúrcuma é seguro quando usado adequadamente por adultos e, geralmente, não causa efeitos colaterais significativos. No entanto, algumas pessoas podem sentir dores de estômago, náuseas, tonturas, ou diarreia após consumir a especiaria.

Precauções e advertências especiais

Gravidez e amamentação: indica-se não consumir açafrão em períodos de gravidez e amamentação.

 

Comente com sua conta do Facebook

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here