Talher afeta o sabor da comida

colher
O talher que você utiliza afeta o sabor e a textura dos alimentos, isto é o que revela uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, Inglaterra.

Pesquisadores descobriram que, a cor, forma e peso dos talheres, podem fazer com que a comida pareça mais doce, salgada ou densa.

Por exemplo, os experimentos mostraram que o iogurte ficou mais doce quando foi consumido com uma colher de plástico pequena, em vez de metal.

Os pesquisadores também observaram que o queijo fica com um sabor mais salgado quando ingerido com uma faca, em vez de um garfo ou palito.

O contraste da cor também foi um fator importante – o iogurte branco comido com uma colher branca foi classificado como mais doce do que o iogurte consumido com uma colher preta.

O estudo publicado na revista Flavour sugere que o cérebro faz julgamentos sobre os alimentos, antes mesmo de entrar na boca.

“Comer é uma experiência multissensorial que envolve paladar, tato, aroma e visão. Mesmo antes de colocar comida em nossas bocas, nossos cérebros já fizeram um julgamento sobre o que estamos comendo, o que afeta a nossa experiência global.”, informa o professor Charles Spence para a Flavour.

Pesquisas anteriores já mostraram que a louça pode alterar a nossa percepção de comida e bebida.

Por exemplo, as pessoas geralmente comem menos quando a comida é servida em pratos menores.

Agora, este novo estudo, é uma boa notícia para os chefs que estão interessados ​​em melhorar a experiência do jantar, assim como algumas mães que tentam fazer com que seus filhos comam certos tipos de alimentos.

Vale a pena tentar!

A pesquisa completa você pode encontrar neste link.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here