Iogurte pode ajudar a evitar problemas emocionais, revela estudo

iogurteDe acordo com um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos EUA, o iogurte natural rico em probióticos pode ter benefícios para a saúde emocional, tais como aliviar o estresse, ansiedade e outros sintomas de humor ao longo do tempo.

O estudo descobriu que, os pacientes que consumiram iogurte duas vezes ao dia durante um mês, mostraram uma alteração no funcionamento do cérebro, tanto na atividade do cérebro em repouso, quanto em resposta a certos tipos de emoções.

 “Os nossos resultados indicam que o iogurte pode efetivamente alterar a maneira como o nosso cérebro responde ao ambiente.” informa o Dr. Kirsten Tillisch, que liderou o estudo da UCLA.

A equipe de investigação pretende identificar quais sinais das bactérias do intestino levam a uma mudança na atividade cerebral.

“É possível que o tratamento com probióticos e seu consequente benefício para a função intestinal, conduzam a tratamentos para distúrbios crônicos, bem como, sintomas de doenças cerebrais como o autismo, mal de Parkinson e doença de Alzheimer.”, conclui o estudo.

O Segundo cérebro

O intestino é um dos maiores responsáveis pela sensação de bem-estar, regulação do humor e é a causa de alguns distúrbios depressivos. Para muitos cientistas, o intestino pode ser considerado como o segundo cérebro do corpo humano.

O cérebro do intestino tem uma ligação direta com o cérebro encefálico e também pode determinar o estado mental de uma pessoa.

Além disso, o intestino está diretamente relacionado com a produção da serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).

É por isso que, ter hábitos alimentares saudáveis e cuidar bem do intestino, podem interferir no humor e evitar problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão.

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here