Casais felizes engordam mais, revela pesquisa

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Nos primeiros anos de um relacionamento é comum ganhar alguns quilos a mais. De fato, um estudo realizado pela Universidade Metodista no Texas, EUA, descobriu que, jovens recém-casados que estão em uma relação feliz, ​​são mais propensos a ganhar peso nos primeiros anos após o casamento.

O estudo seguiu os passos de 169 recém-casados, controlando a satisfação conjugal e o peso ao longo de quatro anos.

Em média, os cônjuges que estavam mais satisfeitos com o casamento ganharam mais peso ao longo do tempo. Em contrapartida, os casais que estavam menos satisfeitos com suas relações, perderam peso nos 4 anos do estudo.

Psicologia e biologia dos casais

A psicologia e a biologia humana são alguns dos principais responsáveis pelo ganho de peso. E a situação pode piorar quando você está namorando ou já é casado.

“Quando um casal está no meio do êxtase do amor, ele passa mais tempo olhando para seu parceiro através da mesa de jantar. Com isso, um casal feliz chega a consumir 35% mais comida quando está com alguém que gosta.”, revela Brian Wansink, autor do livro Mindless Eating.

Segundo Wansink, só o fato de pedir uma sobremesa para ficar mais tempo com seu amor, pode resultar em alguns quilos a mais na balança.

E não é somente a psicologia que influencia o ganho de peso nos casais apaixonados, a biologia também tem o seu papel quando o assunto é engordar.

Quando você está apaixonado o cérebro desempenha um truque sorrateiro e libera mais oxitocina, um hormônio que provoca desejos por alimentos de conforto, como chocolate, pizzas, sanduíches, entre outros.

E ai vai uma má notícia para as mulheres.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Missouri, EUA, sugere que as mulheres têm que se esforçar 20% a mais para obter os mesmos benefícios que os homens, tanto em termos de dieta quanto de saúde.

Um casal feliz chega a consumir 35% mais comida.
Um casal feliz chega a consumir 35% mais comida.

Como evitar o ganho de peso durante o casamento.

Controlar a alimentação e praticar exercício físico são regras básicas para quem está querendo emagrecer. Porém, existem alguns truques que podem facilitar a sua vida nesta tarefa. Veja abaixo:

1. Juntos para academia: um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine descobriu que as mulheres que se exercitaram com um parceiro, perderam mais peso do que aquelas que treinaram sozinhas.

2. Escolha pratos menores: comer em recipientes menores pode reduzir o consumo de comida em até 20%, isto porque, pratos menores levam a pensar que você está comendo mais do que realmente precisa.

3. Escolha uma cor contrastante: quer comer menos arroz? Então, não escolha um prato branco. Escolher um recipiente que contrasta com a cor da comida, ajuda a diminuir a quantidade de alimento que você coloca no prato.

4. Apague as luzes e coloque uma música: um estudo realizado em restaurantes de fast food, descobriu que a adição de luzes suaves e música fizeram com que os clientes consumissem 175 calorias a menos por refeição, do que se estivessem em um ambiente normal do restaurante.

Por que não tentar isso em casa?

 

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