Pessoas gordas vivem mais que as magras? Especialista acredita que sim!

gordoPessoas gordas vivem mais do que as magras. Isto é o que afirma o especialista alemão em obesidade, Achim Peters.  

Segundo Peters – professor da Universidade de Luebeck, no norte da Alemanha – o metabolismo das pessoas com excesso de peso está mais adaptado ao estresse da vida moderna e isto acaba influenciando no modo e qualidade de vida destes indivíduos.

A explicação para a teoria é fundamentada principalmente na relação entre estresse e cérebro.

As pessoas acima do peso já possuem os nutrientes armazenados no corpo para alimentar o cérebro, ao contrário das pessoas magras que necessitam de outras fontes para alcançar o mesmo objetivo.

“Quando o cérebro não recebe nutrientes de fontes externas, ele acaba por retirar essas substâncias de dentro do próprio organismo – a partir de músculos e órgãos. Isto faz com que pessoas magras e estressadas tornem-se menos saudáveis do que as gordas.”, informa Peters para o Daily Mail.

O professor Peters vem estudando a relação do cérebro com os problemas de peso por quase três décadas. Ele ainda informa que é um mito que as pessoas gordas morrem mais cedo do que as magras.

“Até agora, apenas estudou-se a relação entre excesso de peso e mortalidade. A causa da morte não é apenas o excesso de peso, ela reside no estresse. Nós temos que nos preocupar muito mais com as pessoas magras que estão estressadas ​​do que com os gordos estressados.”, revela o especialista.

Por fim, o professor acredita que os desequilíbrios sociais que levam ao estresse não podem ser corrigidos com dietas – ao contrário, é dever do governo de se preocupar com o estresse que a população enfrenta diariamente e tomar medidas para tornar as pessoas mais saudáveis.

“A sociedade é que precisa mudar e não as pessoas gordas”, finaliza.

O professor Achim Peters é autor do livro Overweight Myths – Why Fat People Live Longer (Mitos do Excesso de Peso – Por Que Pessoas Gordas Vivem Mais, em ingês).

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here