Ômega-3: o nutriente mais importante para a saúde mental

brainVocê sabia que a falta de ômega-3 na dieta pode causar comportamento violento e irracional?

Evidências científicas sugerem que deficiências nutricionais, como a falta de ômega-3, podem causar danos no cérebro e são responsáveis por muitos dos problemas mentais em nossa sociedade atual.

De fato, estudos científicos sugerem que a falta de ômega-3 é um dos problemas de saúde mais graves que afligem a sociedade contemporânea. No entanto, boa parte da população não consome quantidades suficientes dessa gordura essencial.

O que é ômega-3?

O ômega-3 é uma gordura, um ácido graxo poliinsaturado. Os ácidos graxos essenciais são os pilares nutricionais da saúde humana. Duas grandes famílias de gorduras são compostos sob esta designação, ômegas 3 e 6.

Eles são considerados “essenciais” porque precisamos deles para a boa saúde – bem como certas vitaminas e minerais – mas não podemos produzi-los por conta própria. Devemos consumir essas gorduras através da dieta ou suplementação.

Onde encontrar o ômega-3?

O ômega-3 pode ser encontrado em peixes, como salmão, atum e linguado, frutos do mar, incluindo algas, algumas plantas, e óleo de nozes.

O ômega-3 presente em peixes e frutos do mar é rico em dois ácidos graxos essenciais para a saúde humana, DHA (Ácido Docosahexaenóico) e EPA (Ácido Eicosapentanóico).

O cérebro é altamente dependente do DHA – baixos níveis de DHA têm sido associados à depressão, esquizofrenia, perda de memória, e um maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Frutos do mar e peixes, como o salmão, são ricos em ômega-3.
Frutos do mar e peixes são ricos em ômega-3.

Cérebro, coração, olhos, pele…

Os benefícios do ômega-3 vão muito além da saúde cognitiva. Esta gordura é muito importante para a saúde do coração, olhos, pele e sistema imunológico. Além disso, ele desempenha um papel fundamental durante o período de gravidez e lactação.

Está na hora de soar o alarme! Todo mundo precisa ter a clareza sobre a importância do ômega-3 – especialmente para a saúde de crianças.

Nota: consulte um especialista de saúde de sua preferência antes de realizar qualquer suplementação com ômega-3.

Referências NaturalNews
                  Mercola
                  Umm

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here