Alimentos que ajudam a tirar o mau hálito

bafoNão há nada pior do que ter mau hálito (halitose) e não saber sobre isso! Na verdade, você só acaba descobrindo que tem mau hálito quando um amigo corajoso lhe diz: “você está com bafo!”

Para muitos de nós, o mau hálito pode ser prevenido mantendo uma boa higiene oral. Porém, não é sempre que temos uma escova ou pasta dentes disponíveis para realizar a limpeza adequada da boca.

Nesse caso, existem certos alimentos que podem contribuir para manter o hálito fresco e agradável. Confira abaixo, alguns deles.

Água

A hidratação adequada pode ser a chave para que você tenha um bom hálito. A água colabora para umedecer a boca e a garganta, reduzindo consideravelmente o cheiro desagradável das bactérias e partículas dos alimentos.

Maçãs

Alimentos ricos em fibras fazem a boca gerar mais saliva. A saliva é rica em oxigênio – um inimigo natural das bactérias causadoras do mau odor na boca. As maçãs, em particular, ajudam a remover as placas bacterianas dos dentes, o que também pode ser a fonte do mau hálito.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C faz com que as bactérias causadoras do mau hálito parem de crescer e neutraliza os odores dos alimentos fedorentos como alho e cebola.

saberPão Integral

Por mais estranho que possa parecer, uma dieta rica em carboidratos pode levar à um bom hálito. Isso porque, quando o seu corpo não possui uma reserva de carboidratos no organismo, ele começa a queimar gordura. Neste processo, o corpo produz compostos chamados cetonas. Quando estas cetonas são produzidas, elas são liberadas no corpo através da urina, suor e até mesmo do hálito.

Chá Verde

Os flavonóides, antioxidantes presentes no chá verde, também são úteis para eliminar as bactérias da boca. Além disso, o chá verde é eficaz na redução dos níveis de enxofre que são produzidos pelas bactérias.

Chiclete sem açúcar

A goma de mascar ajuda a retirar as partículas de comida presas nos dentes, gengivas e língua e também promove a produção de saliva. Para obter o melhor efeito, mastigue a goma de mascar por pelo menos cinco minutos após as refeições.

Nota: O mau hálito também pode ser resultado de certas condições de saúde inerentes à boca, como infecções e doenças. Nesse caso, a melhor medida a ser tomada é procurar um médico ou dentista que irá avaliar o seu caso. 

Comente com sua conta do Facebook

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei tudo que li e aprendi sobre os alimentos ricos em potássio e sua ótima higiene bucal*!!!! Aliás um maçã é tudo de bom*!!!! Obrigada*

    • Olá Maria Angela,

      Nós que agradecemos sua visita. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here