8 benefícios surpreendentes da salsa

salsaA salsa, uma erva originária do Mediterrâneo, é geralmente utilizada como um tempero culinário e também para dar uma pitada de cor ao seu prato.

Mas não vamos pensar na salsa apenas como um enfeite, afinal, este ingrediente de quase 2000 anos possui alguns benefícios que contribuem com a sua saúde.

1. A salsa é rica em muitas vitaminas vitais, incluindo a vitamina C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os seus ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

2. O uso regular de salsa pode ajudar a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente nesta erva é como um tônico para o coração.

3. Consuma salsa regularmente, e você vai sentir um alívio da dor articular. Isso porque, a erva tem propriedades anti-inflamatórias.

4. Chá de salsa relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras.

5. Salsa é uma usina de clorofila, isso ajuda a frear o crescimento de bactérias ruins, pois tem propriedades antibacterianas. A clorofila encontrada na salsa é um bom remédio para evitar o mau hálito (halitose).

6. Estudos indicam que a salsa, especialmente o seu óleo essencial, pode ter um papel na inibição de tumores cancerígenos. Na verdade, os cientistas têm indicado a salsa como um alimento ‘quimiopreventivo’.

7. A salsa é carregada com vitamina C e ferro. Estes nutrientes fazem desta erva um alimento útil no combate a fadiga.

E ai, que tal implementar a salsa em seus pratos?

Consumo

O consumo da salsa é seguro para a maioria dos adultos. Em algumas pessoas, a salsa pode causar reações alérgicas na pele. Consumir grandes quantidades de salsa pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins.

Comente com sua conta do Facebook

81 COMENTÁRIOS

  1. Eu utilizo a salsa todos os dias, tenho minha própria horta. Minha mãe não acredita e disse que se fosse verdade os médicos indicaram, mas ela não conhece o real valor da salsa.

    Parabéns pelo site. Estou mandando o link para ela.

    • Olá Luiz,

      Muito bom saber que você possui uma horta. Com os alimentos repletos de agrotóxicos, ter uma horta própria é um privilégio.

      Obrigado e volte sempre!

  2. Meu amigo Luiz Augusto Lima, sua mãe não sabe que tudo que você usar e outras pessoas também, o melhor para sua saúde que se refere as ervas ou produto natural, os médicos não teriam trabalho, é por isso que eles não indicam. boa sorte.

  3. DEPOIS DOS COMENTÁRIOS QUE LI, VOU EXPERIMENTAR. TENDO A SORTE DE OBSERVAR QUALQUER MUDANÇA NO MEU METABOLISMO, VOLTO PARA UM OUTRO COMENTÁRIO. ACREDITO QUE SE FAZ BEM PARA TANTA GENTE,PODERÁ TAMBÉM,FAZER PARA MIM.

    PARABÉNS!

    • Olá Edison,

      É isso ai! Parabéns pela sua atitude e estamos aguardando seu comentário sobre os benefícios que a salsa lhe trouxe.

      Obrigado e volte sempre!

    • Olá Edy,

      A principio, a salsa não causa nenhum efeito adverso para quem possui problemas nos rins. É claro, sempre recomendamos que procure um profissional de saúde que forneça um atendimento mais adequado.

      Fique de olho da dieta de seu pai, principalmente no que se diz respeito ao consumo excessivo de líquidos e alimentos ricos em potássio, sal, fósforo e proteínas, pois podem comprometer quem possui insuficiência renal.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  4. Adoro salsa; como todos os dias em grande quantidade e to com medo de me fazer mal. Pra vc ter uma idéia do quanto como, compro por semana 30,00 de salsinha de uma horta em uma roça perto da minha casa, lavo e seco e coloco em sacolas plásticas e sempre to comendo, eu sinto falta, se ficar sem ela na geladeira fico doida kkkkk, é sério. Me dê esclarecimentos por favor.

    • Olá Ju,

      Bem interessante a sua história. Costumo visitar fóruns nacionais e internacionais sobre gastronomia e nutrição na internet, e já me deparei com algumas pessoas relatando essa paixão por algumas ervas, como a salsa, por exemplo.

      Bom, entrando no campo nutricional, o consumo de salsa é seguro para a maioria dos adultos. Porém, consumir grandes quantidades de salsa pode causar alguns efeitos colaterais, como anemia e problemas hepáticos ou renais.

      Por isso, sempre é indicado consumir qualquer tipo de alimento – até mesmo aqueles que consideramos saudáveis – com moderação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  5. eu faço uso de anticoagulante há 25 anos e não posso usar mt a vitamina k.
    na questão da salsa em efusão 3 vezes ao dia o que vc me aconselha?

    • Olá Luciene,

      A salsa é rica em vitamina K, devido a isso, quem faz uso de anticoagulantes deve consumi-lá com moderação. Como você já deve saber, a vitamina K altera a ação dos anticoagulantes orais.

      É claro, cada caso exige um tratamento e uma dieta específica, por isso, aconselhamos que procure um profissional na área de saúde para um tratamento mais adequado.

      Até que você procure um profissional, indicamos que mantenha sempre o equilíbrio seja qual for o alimento que deseje consumir.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  6. oi ,como todos aqui eu também gosta dessa planta .mas consumo pouco ou nem sempre, soube por pessoas mais velhas sobre essa planta e resolvi pesquisar aqui na net tomo diariamente HIDROCLOROTIAZIDA DE 6,25 mg e uma dosagem acima do normal pois sou cardíaca e a pouco descobrir e meu açuacr no sangue estar de 96 e o a tolerancia e de 100…..quero saber de posso fazer uso da salsa? umgrande abraço!!…

    • Olá Cristina,

      Existem algumas pesquisas – ainda não conclusivas – que mostram que a salsa pode induzir o organismo a absorver mais sódio e, por isso, piorar a hipertensão que é uma das causas da insuficiência cardíaca.

      Indicamos que consuma a salsa com moderação e procure um profissional da saúde, como um nutricionista, para lhe fornecer uma dieta mais adequada para sua saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  7. Mari Barreto uso salsa todos os dias, como tempero, nao cozinho sem ela de jeito nenhum, fiquei feliz em saber que beneficio a minha saude e de minha familia ja por muito tempo, agora estamos usando como suco junto com frutas,com manga fica uma delicia.

    • Olá Mari,

      Parabéns pela atitude saudável e obrigado pela dica do suco de manga com salsa.

      Obrigado e volte sempre!

    • Amei ter encontrado esse site, gostaria de saber quem faz hemodiálise pode fazer uso do chá da salsa! se puder mande a resposta.
      obrigada,
      Jesus é Fiel

      • Olá Ana Maria!

        Até o momento não existe nenhuma pesquisa científica que informe se a salsa pode prejudicar ou não a saúde de quem faz hemodiálise. Para a maioria das pessoas, o consumo de salsa é seguro, mas sempre recomendamos que procure um profissional da saúde que forneça um atendimento mais adequado.

        Fique de olho na sua dieta, principalmente no que se diz respeito ao consumo excessivo de líquidos e alimentos ricos em potássio, sal, fósforo e proteínas, pois podem comprometer quem possui insuficiência renal.

        Qualquer dúvida, estamos à disposição

        Obrigado pela visita e volte sempre!

  8. Bato todos o s dias de manhã um gelinho verde (couve+agua de coco) com duas laranjas lima. Faz três dias que acrescentei neste gelo verde: um macinho de salsa e um macinho de agrião. Pode ser coincidencia mas, minha pressão esta um pouco baixa.

    • Olá Silvia,

      Gostei muito da sua dica. Obrigado por compartilhá-la conosco.

      Espero que a salsa, o agrião e outros alimentos continuem a fornecer benefícios para sua saúde.

      Obrigado e volte sempre!

  9. Eu, fui tomando chá de salsa todos os dias, durante algum tempo as dores de articulação com que padecia desapareceram consideravelmente. Hoje sinto-me como se fosse um atleta de alta competição.

    • Olá Adão,

      Que continue assim! Uma alimentação saudável pode realmente mudar a vida de uma pessoa.

      Obrigado por sua visita e volte sempre!

  10. Salsinha é um santo remédio para eliminar os cistos nas mamas. Faça um chá e tome três vezes ao dia. Já fiz uso e eliminaram com muita rapidez. Pode tomar que é garantido.

    • Olá Taty,

      Parabéns por sua atitude. O bom é que a salsa combina com vários pratos.

      Obrigado e volte sempre!

  11. QUANDO ESTAVA NO BRASIL EM 2008 , VI UMA REPORTAGEM COM MEDICOS DIZENDO QUE O CHA DA SALSINHA AJUDA AS PESSOAS COM TROMBOSE E AJUDA PARA QUE NAO TENHA DERRAME TAMBEM .
    DEPOIS DE UMA CONVERSA QUE EU TIVE COM O MEDICO QUE ME INJETA MEDICINA NO MEU OLHO HOJE , DECIDI OPTAR POR CONSUMIR MAIS SALSINHA E OUTRAS COISAS QUE PODEM PREVENIR A QUE EU TENHA UM DERRAME , ELE ME DISSE QUE O Q ACONTECEU NO MEU OLHO DIREITO PODERIA ACONTECER NO CEREBRO E NO OUTRO OLHO TAMBEM , DEIXANDO CLARO Q ESTAS INJECOES Q ESTOU TOMANDO NAO VAI PREVENIR OUTRO DERRAME (?) DA PARA ENTENDER ?? , VOU PELEAS COISAS NATURAIS COMO FAZIA MINHA MAE E ESQUECER MEDICOS !! CHEGA DE DOR , EU HEM !!!

  12. Leo, vc. diz que a salsa pode induzir o organismo a absorver mais sódio e piorar a hipertensão, eu li em outro site que é bom para
    hipertenso, e aí como fica? o que vc. me aconselha? obrigada!

    • Olá Marlene,

      Ótima questão! Como informado no texto, a salsa contém ácido fólico – também chamada de vitamina B9 – que auxilia no controle da pressão arterial.

      Por outro lado, existem algumas pesquisas ainda não conclusivas mostrando que a salsa pode induzir o organismo a absorver mais sódio e, dessa forma, ser prejudicial para quem possui hipertensão.

      Uma contradição, não é verdade? Sabemos que no campo das pesquisas nutricionais o que é bom pode virar ruim rapidamente e vice e versa. Esse é o caso do ovo, que antigamente era considerado vilão da saúde e agora é mocinho.

      Bom, até que os cientistas cheguem a uma conclusão precisa, indicamos que consuma moderadamente a salsa, sendo que, se você tiver qualquer reação adversa, interrompa imediatamente o seu consumo.

      Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

      Obrigado por sua visita e volte sempre!

  13. quebrei o pé esquerdo em novembro de 2013, o tornozelo já calcificou, mas a base do quinto MTT, tá mais dificil. estava usando bota robofoot, o médico me disse para andar apenas de tenis, o tempo todo. estou em tratamento, com possibilidade de cirurgia. o q eu não gostaria de fazer. eu trabalho e estou afastada do serviço. mas tem um porém, sou fumante. aí fica mais dificil a consolidação do osso. li sobre o chá de salsa, vou experimentar. quem sabe ajuda. gostei muito do site, muito bom mesmo. obrigada pelas dicas.

    • Olá Sandra,

      Boa ideia! A sala é rica em cálcio e pode ajudar na sua recuperação. Apenas consuma com moderação, pois a salsa pode causar anemia e problemas hepáticos e renais. Queijos, amêndoas, espinafre, figos e iogurte também são ótimas opções.

      Obrigado pelo seu depoimento e melhoras para seu pé.

      Volte sempre!

  14. Ola ,fiquei sabendo dos benefícios da salsa e resolvi fazer o cha de salsa para ele pois ele andava com alguns problemas com o rins ,mas ele tomava varias vezes por dia e a consequências foram a Anemia ,Diabetes e mal hálito , agora nos paramos de fazer , pois ele tem 70 anos e melhor para e cuidar do problemas . Queria saber se foi porque ele tomava muitas vezes ao dia , e que prejudicou .
    Obrigada há quantas podemos tomar por semana ,obrigada.

    vv
    vv

    v
    vv1111

    • Olá Valdirene,

      O consumo excessivo de salsa pode causar alguns efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins. Pode ser que a salsa tenha ocasionado os problemas que você nos relatou.

      O consumo apropriada de salsa depende de vários fatores, tais como a idade, saúde, e várias outras condições. Neste momento, não há informações científicas suficientes para determinar um conjunto adequado de doses de salsa.

      Indicamos que procure um profissional da saúde para verificar o consumo ideal deste alimento.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  15. Olá Leo Oliveira!
    Estou com minha família lendo os comentários a respeito d salsa. Por coincidência, todos os dias faço suco verde (salsa, folha de couve, gengibre, hortelã e laranja) para meu pai tomar. Ele passará pelo processo da quimioterapia e está tomando como forma de resistência ao sistema imunológico.
    Amei receber as informações da salsa, com certeza continuaremos fazendo uso do suco verde, cuja composição também tem a salsa.

    • Olá Angela,

      Obrigado pelo seu comentário. Uma boa alimentação é um fator essencial para os casos como o do seu pai. Parabéns pela atitude saudável!

      Muita saúde para você, seu pai e toda sua família.

      Volte sempre!

  16. NA SALSA COMPRADA,É MAIS INDICADO USA-LA CRUA OU FERVIDA,?. POR CAUSA DOS AGROTOXICOS. UM AMARRADO POR DIA É SUFICIENTE?

    • Olá Lygia,

      Cozinhar a salsa pode aumentar os nutrientes do alimento. Por outro lado, a salsa crua também fornece os benefícios listados no texto, ou seja, consuma da forma que mais te agradar.

      Não existe um consumo adequado de salsa. Como tudo na vida, mantenha a moderação, pois a salsa, se consumida em excesso, pode causar anemia e problemas hepáticos e renais.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  17. estou tomando o cha da slsa agora ja faz 3 dias pois estou com os rins complicado nao filtra bem por que como sal em execo comia sera que vai me fazer bem todo dia estou co9m medo da anemia ja que tomo capsulas de ferro e tenho pressao alta sera que vai me fazer mal me responda

    • Olá Cezar,

      Todos os alimentos, se consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde. O segredo é manter o equilíbrio e consumir a salsa com moderação. No seu caso, indica-se procurar um profissional de saúde para verificar a quantidade de salsa a ser incluída em sua dieta.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  18. Ola pessoal meu esposo come todo dia a salsa pois sentia muitas dores nos ossos com o uso da salsa acabou as dores ai um dia senti dor no estomago ai me falou para mastigar a salsinha e engoli, ate duvidei mas fiz e deu certo ate o meu mal estar melhorou. realmente é muito bom

    • Olá Audenira,

      Que bom que a salsa está fornecendo benefícios para você e sua família.

      Obrigado pelo seu depoimento e volte sempre!

  19. Olá. .
    uma amiga me falou sobre o chá de salsa q ela começou a tomar por causa dos rins e c om um mês emagreceu 3kl ,resolvi pesquisar e descobri outros benefícios.estou consumido no suco e ja tem sido ótimo pois sentia dores fortes no estômago

    • Olá Tatiana,

      Esperamos que a salsa continue fornecendo benefícios para sua saúde.

      Obrigado e volte sempre!

    • Olá Rosa,

      Cientificamente, não existe a quantidade ideal de chá de salsa que você deve consumir. Indicamos que mantenha a moderação, pois consumir grandes quantidades de salsa pode causar anemia e problemas no fígado ou nos rins.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  20. Zélia querida desculpe-me te incomodar. Estou sentindo muitas dores nos seios pois sofro de displasia mamária. Vc sentia também fortes dores nos seios? Fiquei muito interessada. Se puder me ajudar agradeço desde já! Bjos e fica com Deus!

  21. Estou tomando cha de salsa a 5 dias pois tenho calculo renal na verdade queria saber se a salsa ajuda a expuldar as pedras e apos começar tomar o suco da salsa 2 vezes ao dia uma em jejum e outra antes de dormir e minha urina esta saindo verde isso é normal isso esta ocorrendo por esta limpando os rins

    • Olá Wendell,

      Indicamos que procure um profissional da saúde para verificar tanto o caso dos cálculos renais, quando o caso da urina na cor verde.

      Obrigado e volte sempre!

  22. Olá,
    estou com cálculo renal, e por conta disso tenho infecção urinária de repetição.
    comecei tomar o cha de salsa e realmente senti melhora IMEDIATA!Mas será que posso tomar todos os dias?a salsa causa mesmo ANEMIA?
    PARABÉNS

    • Olá Miriam!

      A salsa pode fornecer muitos benefícios para saúde, mas na sua mensagem não ficou claro qual o seu problema. Você poderia nos informar?

      Obrigado pela visita e volte sempre!

  23. O suco da salsa é tão benéfico quanto o chá? Fiz o suco dela com limão e achei uma delícia. E o extrato é tão eficiente quanto a erva?

    • Olá Sinara!

      Não existem pesquisas científicas mostrando se o suco da salsa é tão benéfico quanto o chá. Nesse caso, dê preferência para o seu paladar.

      O mesmo vale para o caso do extrato ou erva. O mais importante é acrescentar a salsa aos seus hábitos alimentares, dessa forma, você irá colher muitos benefícios para sua saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  24. Boa tarde, achei otimo seu texto, parabéns.
    Estou sofrendo com uma insuficiencia renal, acredita-se ser cronica, ainda não faço hemodialise, segundo o nefro tenho 20% de funcionamento do rim, estou aguardando resultado da biópisia, será que tomando o chá todos os dias ele vai me ajudar a diminuir potassio, creatinina e ureia?

    • Olá Jonathan!

      Nesse caso, aconselhamos tirar essas dúvidas com um profissional da saúde, já que ele terá todo seu histórico de saúde para fornecer o tratamento mais adequado.

      Boa sorte e saúde!

      Obrigado e volte sempre!

    • Olá Luiz!

      Ferva 1 xícara de água e, posteriormente, adicione uma colher de salsa picada. Abafe a xícara por aproximadamente 5 minutos, e está pronto!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  25. qual seria a quantidade que poderia se comer por dia de salsa????… vc fala que deve ser consumido de uma forma moderada, e ñ diz que quantidade é essa!!!!!

    • Olá Paulo!

      Para a maioria das pessoas, a dose habitual de folha de salsa é de 6 gramas por dia. Você pode consumi-la em 3 doses de 2 gramas misturado com 150 ml de água.

      Caso você perceba alguma reação adversa após o consumo de salsa, suspenda imediatamente a ingestão do alimento e procure um profissional da saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  26. Pena, que conheci salsa a pouco tempo! A primeira vez que experimentei mim apaixonei! Como salsa quase todo dia

    • Olá Regina!

      Parabéns pela atitude saudável. Esperamos que a salsa forneça muitos benefícios para sua saúde.

      Obrigado e volte sempre!

  27. Salsa é tudo de bom. Com os benefícios agora conhecidos pelas informações será muito mais consumido.

  28. Olá!
    Quando vc se refere a comer Salsa MODERADAMENTE, é com que consumo diário? Tenho predisposição a cálculo renal. GRATO!

    • Olá Marcelo!

      Para a maioria das pessoas, a dose habitual de folha de salsa é de 6 gramas por dia. Porém, no seu caso, é necessário ter moderação devido a sua predisposição ao cálculo renal. Indicamos que procure um profissional da saúde, como um nutricionista, para lhe indicar qual o consumo mais adequado para o seu caso.

      Agradecemos sua visita e volte sempre!

  29. Tinha muita dores nos joelhos, tomei o suco da salsa tres dias em jejum, sumiu as dores nos joelhos, salsa um santo remedio para dores ate mesmo dor de cabeça, Garanto

    • Olá Rose!

      Obrigado por enviar seu depoimento. Realmente, a salsa é um alimento muito completo que fornece muitos benefícios para a saúde.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

      • Olá Joel!

        Perder peso, exercitar-se, ter uma dieta equilibrada são alguns dos tratamentos para varizes. No entanto, indicamos que procure um profissional da saúde para verificar qual o tratamento mais adequado para os tipos de varizes que você possui. Dessa forma, você terá uma solução mais eficaz para o seu tipo de problema.

        Qualquer dúvida, estamos à disposição.

        Obrigado pela visita e volte sempre!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here