Curiosidades surpreendentes sobre o espinafre

espinafreCheio de nutrientes e bem versátil, o espinafre é um alimento que possui algumas particularidades interessantes que devem ser de conhecimento de todos. Apesar de ser bastante difundido e utilizado na culinária, não é difícil encontrar na internet alguns artigos criticando o consumo deste alimento.

A razão para as críticas está no fato de que o espinafre pode inibir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e ferro. E isto é verdade! O espinafre contém um composto chamado ácido oxálico que realmente pode bloquear a absorção de alguns minerais.

O que poucas pessoas sabem é que existem algumas maneiras de reduzir este fator negativo e, consequentemente, aumentar os benefícios à saúde. Por isso, desvendamos alguns mistérios e curiosidades sobre o espinafre que podem contribuir com sua alimentação. Confira!

Consuma junto com vitamina C

Como dito anteriormente, há um composto presente no espinafre chamado ácido oxálico, no qual pode prejudicar a absorção de cálcio e ferro. Uma maneira fácil de resolver este problema é ferver as folhas de espinafre, durante pelo menos dois minutos ou consumi-las junto com alimentos ricos em vitamina C. Veja aqui uma lista de alimentos ricos em vitamina C.

A luz aumenta os nutrientes

Quando você for ao supermercado ou à feira, escolha os espinafres que estão na parte da frente do balcão. O motivo? Os espinafres armazenados continuamente sob a luz, ostentam níveis mais elevados de vitaminas.

Isto acontece, pois a luz faz aumentar os níveis de nutrientes através do incentivo da fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas usam a energia do sol para criar alimentos e compostos que os protegem. Isso significa que o espinafre que está na frente, pode realmente ter mais nutrientes do que o espinafre que está na parte de trás, ou seja, na área mais escura.

A luz aumenta os níveis de nutrientes do espinafre.
A luz aumenta os níveis de nutrientes do espinafre.

Cozinhar o espinafre aumenta suas propriedades

Cozinhar o espinafre aumenta os benefícios à saúde! Apenas meia xícara de espinafre cozido é tão nutritivo quanto uma xícara de espinafre cru. Isso porque o organismo não consegue decompor completamente os nutrientes do espinafre cru para seu uso.

Bom para a digestão

O espinafre é muito bom para a digestão. Ele facilita a constipação e protege o revestimento mucoso do estômago, para que você fique livre de úlceras.

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Outros benefícios do espinafre

Rica em ferro, cálcio, vitaminas A, C e K bem como fibras, ferro, magnésio e folato, o espinafre colabora para coagulação sanguínea, formação dos ossos e dentes, conservação da visão e da pele, além de ajudar a produzir e formar novas células saudáveis, tornando-se especialmente importante para as gestantes.

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Referências Live Strong
                  Care2

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