A importância do betacaroteno para o organismo

cenouraO betacaroteno é o membro mais conhecido e pesquisado da família dos carotenoides. Esse pigmento vermelho-alaranjado encontrado em plantas e frutos é convertido em vitamina A após o seu consumo, colaborando para prevenção de algumas doenças.

Estudos mostram que o betacaroteno pode proteger o indivíduo contra alguns tipos de câncer, doenças oculares, problemas cardiovasculares, declínio cognitivo (Mal de Alzheimer) e colesterol alto.

A ingestão deste carotenoide, também pode proteger um indivíduo de outras condições de saúde que estão ligados a danos oxidativos no corpo. Como um antioxidante, o betacaroteno ajuda a rejuvenescer o corpo, impedindo o crescimento de células não saudáveis ​​e promovendo o crescimento das mais saudáveis.

Fontes de betacaroteno

As melhores fontes de betacaroteno são:

  • Abóbora
  • Batata-doce
  • Cenoura
  • Tomate
  • Pimentão vermelho
  • Aspargos
  • Damasco
  • Laranja
  • Manga
  • Melão
  • Mamão
  • Melancia
  • Couve
  • Espinafre.

Por incrível que pareça, o cozimento e a gordura potencializam os efeitos deste antioxidante no organismo. A principal dica é refogar os alimentos ricos em betacaroteno e temperar com um pouco de azeite. Como os carotenoides são lipossolúveis, o azeite (gordura) facilitará a absorção dessa substância em nosso organismo.

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Observação: a vitamina A pode ser obtida a partir dos alimentos que ingerimos, ou na forma de suplemento. Mas ai vai uma observação: o consumo excessivo de vitamina A pode ser prejudicial à saúde, podendo ocasionar náusea, irritabilidade, perda de apetite, vômito, visão turva, dor de cabeça, fraqueza e dor muscular e abdominal.

Portanto, é muito importante consultar um especialista antes de ingerir suplementos de betacaroteno e/ou vitamina A.

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