8 formas diferentes de utilizar o alho

alhoA utilidade do alho vai muito além da cozinha e do combate aos vampiros. Do tratamento de feridas até repelente para mosquitos e reparação de vidro, o alho pode ser considerado um alimento de mil e uma utilidades.

Confira logo abaixo, algumas maneiras interessantes de utilizar o alho.

Manter a saúde em dia – o alho é um componente vital de uma dieta saudável, ele possui propriedades que colaboram para a saúde do seu coração e fígado, para prevenção do câncer e também para o combate de bactérias e vírus. Tente comer um ou dois dentes de alho todos os dias!

Reparo de vidro – você sabia que o suco do alho é um adesivo natural? Aqui está uma solução rápida para arrumar o vidro levemente danificado: esfregue o sumo pegajoso de um dente de alho esmagado sobre as fissuras do vidro e, posteriormente, enxugue o excesso de líquido com um pano.

Perder peso – de acordo com algumas pesquisas, os compostos encontrados no alho contribuem para aumentar sua saciedade e a função metabólica, lhe ajudando a queimar mais calorias.

Repelir mosquitos e outros insetos – assim como os vampiros, os mosquitos não gostam de alho. Aliás, a teoria de que o vampiro não suporta este alimento surgiu desta relação nada amigável entre mosquitos e alho, ou seja, a experiência na vida real foi transferida para as histórias de ficção. No caso da vida real, basta deixar alguns dentes de alho em áreas onde os mosquitos sobrevoam. Eles não irão aparecer tão cedo.

Mosquitos não gostam de alho. Fim das picadas.
Mosquitos não gostam de alho. Fim das picadas.

Desinfetante natural – pique três alhos e coloque-os dentro de um borrifador cheio de vinagre branco. Adicione algumas gotas de óleo de limão e pronto – você tem-se um spray desinfetante!

Tratar o pé de atleta – o alho é um dos antissépticos e antifungicidas mais potentes e eficazes que se pode encontrar na natureza. Devido a isto, ele consegue combater as micoses e fungos que atinjam determinadas áreas do corpo. No caso do pé de atleta, esmague um par de dentes de alho e despeje-os dentro de um recipiente com água morna; coloque seus pés dentro e deixe de molho por cerca de meia hora.

Curar um resfriado – por milhares de anos, o alho tem sido usado como um tratamento para a tosse e constipações. Pique um dente de alho e ferva em água quente por cerca de 5 minutos. Escorra o líquido e beba. É um xarope natural para a tosse!

Use como um pesticida em seu jardim – o alho é uma alternativa natural para aqueles pesticidas comerciais que acabam por prejudicar suas plantas, flores e também sua saúde. Misture três dentes de alho com detergente, óleo mineral e um litro de água dentro de um borrifador. Posteriormente, pulverize sobre as plantas.

Referências  Care2
                 Eco Salon

Comente com sua conta do Facebook

7 COMENTÁRIOS

  1. Li o livro “O Alho – Sua História, Virtudes Nutritivas e Ação Terapêutica”
    Autor: Marco Natali.
    Vem só confirmar o poder desse excelente alimento.

    Devemos fazer mais uso dele.

    Abraços!!!!

    • Olá Durval,

      Obrigado pelo comentário e pela indicação do livro. Com certeza vai ser de grande ajuda para os leitores do Libero Alimentos.

      Volte sempre!

  2. Adoro o alho por acaso é um alimento na verdade fortifica o organismo,obrgado por me fazer conhecer o quanto esse alimento vale.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here