7 motivos para comer mais peixe

peixeO brasileiro não está acostumado a comer peixe.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-09, o brasileiro consome em média 9 quilos de pescado por habitante ao ano. O número ainda não está próximo dos 12 quilos de pescado, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A pesquisa também revela que os brasileiros não têm o costume de comer peixe em casa. O consumo médio domiciliar de pescados no Brasil é de 4,03kg per capita por ano.

A quantidade de benefícios que estão ligados ao consumo de peixe é muito grande: possui menos calorias do que a carne vermelha e de frango, é rica em ômega-3, cálcio e vitamina D e está repleto de minerais saudáveis​​, como ferro e magnésio. Além de possuir os benefícios imediatos para a saúde, o peixe também é conhecido por evitar uma longa lista de doenças, como Alzheimer e depressão.

Se você ainda não se convenceu da importância do peixe para a sua saúde, aqui estão sete motivos que podem lhe fazer mudar de ideia. Confira!

#1 Ajuda a reduzir o risco de câncer

Os ácidos graxos encontrados nos peixes podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer em até 50%. Juntamente com o ômega-3, os peixes contêm selênio, um elemento químico que tem propriedades anticancerígenas.

#2 Combate a Depressão

O ômega-3 encontrado nos peixes colabora para elevar os níveis de serotonina, uma substância química do cérebro que ajuda a combater a depressão.

#3 Melhora a visão

Estudos têm mostrado que o ácido graxo encontrado em peixes, fortalece as membranas celulares e proporciona suporte estrutural para os olhos.

#4 Reduz a inflamação

O Ômega-3 encontrado nos peixes também ajuda a regular o ciclo de inflamações em seu corpo, o que previne e alivia condições dolorosas, como a artrite.

#5 Promove a saúde cardiovascular

Ao reduzir a inflamação, o peixe também ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos e colabora para diminuir o colesterol ruim, reduzindo o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

#6 Combate à demência

Estudos têm demonstrado que os idosos que comem peixe ou frutos do mar pelo menos uma vez por semana, têm menos chances de ter demência, mais especificamente a doença de Alzheimer.

#7 Luta contra Diabetes

Um estudo realizado em 2011 mostrou que comer peixe ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e diminui o risco das pessoas desenvolverem diabetes.

Dica: sardinha, tilápia, pescada branca, curvina e tainha são peixes altamente nutritivos e que, dependendo da época do ano, possuem um custo baixo. O importante é saber que existem várias espécies de peixe que irão agradar ao seu paladar e bolso.

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