Agrotóxicos: perigo real para as crianças

Os agrotóxicos e outros produtos químicos venenosos usados na produção de frutas e vegetais, podem estar colocando crianças em risco de desenvolver câncer na vida adulta, informam cientistas.

Segundo um estudo realizado nos EUA com 364 crianças, o consumo de alguns pesticidas, como o DDE, dioxina e arsênio, ultrapassou o limite de segurança estabelecido pelos órgãos de saúde.

Como já é conhecido, os jovens tendem a ser mais vulneráveis a muitos desses produtos químicos e seus efeitos negativos no organismo, isto gera um cuidado especial com o nível de pesticida que cada alimento apresenta.

“Estamos focados nas crianças, pois a exposição precoce pode ter efeitos em longo prazo sobre a evolução de doenças.”, disse o Dr. Rainbow Vogt, líder da pesquisa, para o Daily Mail.

Como evitar os agrotóxicos

Ainda segundo o estudo norte americano, existem algumas estratégias que podem diminuir a exposição da sua família aos agrotóxicos.

– Lavar frutas e vegetais: alguns pesticidas podem ser removidos de frutos e vegetais mediante lavagem.

– Substitua o produto tradicional pelo orgânico: comece pelos alimentos que contêm mais agrotóxicos. (Veja Abaixo)

Alimentos com mais agrotóxico. Fonte: Anvisa – Imagem: ecodebate.com.br

– Variar a dieta: os níveis de agrotóxicos podem mudar conforme o tipo de alimento. A variação na dieta ajuda a proteger-nos de acumular uma única toxina.

Lembrando que as frutas e vegetais são muito importantes para o equilíbrio nutricional em nosso corpo. Por isso, não deixe de consumir estes alimentos, basta tomar as precauções que foram listadas acima.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here