7 petiscos perfeitos para os diabéticos

O diabetes é uma doença tão perigosa que foi responsável por mais de 470 mil mortes no Brasil entre 2000 e 2010, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado neste mês.

O índice já preocupa, pois a doença crônica mata quatro vezes mais do que a Aids no país – e ainda supera o número de vítimas fatais do trânsito.

Encontrar alimentos saborosos e que não afetem a saúde, talvez seja uma das principais dificuldades para os mais de 12 milhões de diabéticos que existem no Brasil. Quando o estômago começa a roncar, você precisa de um lanche que pode conter a sua fome sem estourar o açúcar no sangue.

É por isto que selecionamos alguns petiscos que costumam ter um selo de aprovação dos nutricionistas e especialistas no diabetes. Confira quais são.

Biscoito de grãos integrais

Ricos em nutrientes, os grãos integrais, como o trigo, centeio e quinoa podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol. Já existem no mercado, alguns biscoitos do tipo cream-cracker, enriquecidas com grãos integrais. Evite os produtos que contenham farinha de trigo refinada.

Queijo Cottage

O queijo cottage acrescenta proteína para estabilizar o açúcar no sangue, reduzir a fome, e fornecer cálcio para manter os ossos fortes. Dica: queijo cottage com biscoito integral fica uma delícia!

Pipoca caseira

A pipoca é rica em fibras, e quando feita a partir do zero, ou seja, sem aditivos e aromatizantes artificiais, é um alimento totalmente natural e nutritivo. De preferência ao óleo de canola para fazer a pipoca.

A pipoca é uma ótima opção para quem possui diabetes.

Maçãs

A fruta é uma parte importante de qualquer dieta – mesmo para as pessoas com diabetes – pois fornece fibras e outros nutrientes importantes. Ao adicionar as frutas em seu plano de refeição, escolha os alimentos com menos teor de açúcar, como frutas vermelhas, melão e maçãs. Cuidado: as frutas são naturalmente ricas em açúcar, por isto é importante controlar a quantidade a ser consumida.

Azeitonas

As fibras e ácidos graxos presentes nas azeitonas são uma combinação perfeita para os diabéticos.

Vegetais

Os vegetais são ricos em minerais, vitaminas e enzimas. Corte alguns vegetais frescos, como cenoura, brócolis, batata, e guarde em algumas vasilhas dentro da geladeira. Dessa forma, você terá um lanche saudável assim que a fome bater.

Iogurte natural

O iogurte acrescenta proteína para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e reduzir a fome, além de fornecer cálcio para os ossos.

Referências Ministerio da Saúde
                  The Daily Meal
                  Health

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here