6 formas naturais para combater o estresse e a ansiedade

Você constantemente fica estressado com os problemas que ocorrem em sua vida? Acalme-se: o que você come e cheira pode ajudá-lo(a) a aliviar o estresse.

A parte do cérebro que processa os odores e sabores é muito próxima à parte que abriga as emoções e memórias. Então, quando você cheira ou come algo que gosta, sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuem, trazendo o relaxamento que você tanto quer.

Portanto, esta na hora de frear o estresse e a ansiedade. Cofira logo abaixo algumas armas naturais para combater este problema.

Satisfaça seus desejos por carboidratos

Comer carboidratos estimula a liberação de serotonina, substância química do cérebro responsável pelo bem-estar. Um estudo apresentado na revista Archives of Internal Medicine descobriu que adultos que seguiram uma dieta com baixo consumo de carboidratos (apenas 20 a 40 gramas de carboidratos por dia – duas fatias de pão), apresentaram sintomas maiores de depressão, ansiedade e raiva do que os indivíduos que seguiram algum outro tipo de dieta.

Opte por grãos integrais, como quinoa e aveia, que entregam mais fibras e nutrientes do que os carboidratos refinados.

Mordiscar chocolate

Pesquisas recentes mostram que comer chocolate amargo pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol e catecolaminas (hormônios associados ao estresse), especialmente para aquelas pessoas com alta ansiedade. Vá com calma: o chocolate é calórico e pode levar ao ganho de peso – isto, definitivamente, pode gerar mais estresse.

Lavanda

Em um estudo de 2010, investigadores britânicos escolheram aleatoriamente 340 pacientes de uma clinica odontológica para se submeterem a um teste de ansiedade. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro exalou o cheiro de lavanda emitido por uma vela, antes do início da consulta. Para o segundo grupo, o óleo de lavanda foi substituído pela água.

Resultado: o grupo exposto ao perfume de lavanda relataram níveis significativamente mais baixos de ansiedade.

Antes de se consultar com o dentista, cheire lavanda.

Cheirar maçã

Se você gosta do cheiro das maçãs verdes, saiba que seu aroma pode ajudar a aliviar as dores de cabeça. Um pequeno estudo, realizado pela Fundação de Tratamento e Pesquisa de Chicago, EUA, mostrou que as pessoas com enxaqueca crônica relataram algum alívio da dor, após sentirem a fragrância da maçã-verde.

Beber chá

O chá, seja ele verde, preto, branco ou oolong, pode provocar um estado de alerta no organismo, informa um estudo apresentado na Revista para Nutrição. Os investigadores acreditam que a L-theanina – um aminoácido presente no chá – pode trabalhar em sinergia com a cafeína para melhorar a atenção e o foco.

Coco

Quando você está estressado, o perfume do coco pode atenuar a sua luta ou fuga contra o estresse. As pessoas que respiraram a fragrância de coco em um pequeno estudo piloto na Universidade de Columbia, EUA, viram a pressão arterial se recuperar mais rapidamente após uma tarefa desgastante. Os pesquisadores especulam que inalar um cheiro agradável acalma a nossa resposta ao estresse.

Referências Eating Well
                The Journal of Nutrition
                Archives of Internal Medicine

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