Cozinhar ou não cozinhar os vegetais, eis a questão

Dependendo de como os vegetais são preparados, as vitaminas, fitoquímicos e flavonoides presentes nestes alimentos podem ser aprimorados ou destruídos.

Algumas pessoas podem pensar que todos os vegetais, frutos ou legumes perdem alguns de seus nutrientes após serem cozidos. Porém, isso não é verdade. Quando se trata do tomate, por exemplo, o ato de cozinhar aumenta suas propriedades saudáveis.

Melhor Método

Embora haja exceções, a frigideira e o micro-ondas ajudam a manter os níveis mais altos de antioxidantes e são as melhores opções quando você for preparar cenouras, brócolis, chuchu, tomates, entre outros. Por outro lado, os vegetais que são cozidos na panela de chumbo ou de pressão, sofrem as maiores perdas de nutrientes.

Com isso em mente, aqui estão alguns exemplos de alimentos que perdem alguns nutrientes quando são cozidos e outros que são mais nutritivos crus ou após uma leve cocção. Confira!

Brócolis

Este vegetal crucífero é muito sensível ao calor, de modo que cozinhá-lo por um longo tempo pode reter seus benefícios nutricionais. Cozinhar o brócoli no vapor é a melhor forma de manter os nutrientes.

Cenouras

As cenouras são ricas em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, mas elas também estão cheias de ácido fólico, que é muito sensível ao calor. Os benefícios nutricionais da cenoura são melhor absorvidos após uma leve cocção.

Cozinhar no micro-ondas e na frigideira são as melhores opções.

Espinafre

Cozinhar o espinafre aumenta os benefícios à saúde! Apenas meia xícara de espinafre cozido é tão nutritivo quanto uma xícara de espinafre cru. Além disso, consumir o espinafre cru pode reduzir a absorção de alguns minerais, como por exemplo, o cálcio.

Tomates

Tomates são embalados com antioxidantes, incluindo o licopeno – um potente protetor contra muitos tipos de câncer. O ato de cozinhar é realmente benéfico para o tomate, isto significa que o corpo absorve mais licopeno do molho de tomate, por exemplo, do que a partir de tomates crus. Se você gosta de consumir tomate cru, regue-os com azeite, pois esta é uma combinação particularmente eficaz para promover a absorção dos nutrientes.

Feijão Verde

O feijão verde mantém os níveis elevados de antioxidantes, mesmo após serem cozidos. Alguns estudos sugerem que cozinhar alguns vegetais ricos em antioxidantes, aumenta a oferta de nutrientes.

Confira aqui alguns alimentos que podem prolongar sua vida.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here