Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

O mês de outubro é dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama em todo o mundo. O movimento Outubro Rosa, como é mais conhecido, dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.

Causas do Câncer

O câncer não é causado apenas por um único fator. Em vez disso, um conjunto de influências – genética, estilo de vida, dieta, exercícios e stress – criam uma tempestade perfeita que pode levar à doença.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Universidade do Texas, nos EUA, a predisposição genética é culpada por apenas 10% dos casos de câncer de mama.

Enquanto isso, a dieta (o que comemos e quanto comemos) corresponde a 30-40% dos casos da doença, de acordo com a organização breastcancer.org.

Portanto, este Mês da Conscientização do Câncer de Mama, é o momento certo para avaliar como sua dieta está trabalhando para sua saúde.

Experimente acrescentar ao seu modo de vida os alimentos relacionados logo abaixo. Todos eles são considerados como medidas preventivas por nutricionistas e organizações com experiência em câncer.

[checklist]

  • Vegetais crucíferos: repolho, brócolis, couve
  • Morangos
  • Alimentos ricos em ômega-3: nozes, sementes de linhaça e alguns tipos de peixes, como salmão e sardinha
  • Chá Verde
  • Espinafre
  • Cúrcuma
  • Alho
  • Grãos: arroz integral, quinoa, aveia.

[/checklist]

Outubro Rosa é mais do que apenas os “peitos e toques” que tantas campanhas e slogans cativantes focam. Este mês diz respeito à pessoa por trás dos seios e o tão conhecido estilo de vida.

A alimentação é uma das respostas para prevenir o câncer e, felizmente, temos total controle sobre aquilo que comemos. Eduque-se, e a consequência será uma vida mais saudável.

Referências  The Daily Meal
                    Cnn
                    Inca
                    Breastcancer.org

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here