Calorias: como são medidas nos alimentos?

“Você deve consumir 2500 calorias por dia”
“Preciso cortar “x” calorias para emagrecer”
“Este bolo tem 500 calorias”

Muito provavelmente você já se deparou com alguma das frases acima. Normal, afinal, as calorias fazem parte da vida de todos nós, principalmente daqueles que estão fazendo uma dieta.

Você sabe o que significam as calorias?

A caloria é uma unidade de energia. Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas se aplicam a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, um galão com 4 litros de gasolina contém cerca de 31.000.000 calorias. Você poderia dirigir um carro por 35 km com as calorias de 217 Big Macs.

As calorias listadas nas embalagens de alimentos e bebidas são chamadas de quilocalorias (1000 calorias = 1 quilocaloria). Este valor é a energia necessária para elevar a temperatura de um quilograma de água, em um grau centígrado.

Assim, uma lata de refrigerante que contém 200 calorias, tem na verdade 200 mil calorias (mas não se preocupe, o mesmo se aplica ao exercício – quando você queima 100 calorias, isso significa 100 mil calorias).

Ai você pergunta: Então como são medidas as calorias nos alimentos?

Bom, para realizarmos o cálculo exato de quantas calorias tem cada alimento, dependemos de três componentes básicos – que também são bem conhecidos de todos nós – carboidrato, proteína e gordura.

Os alimentos são uma compilação desses três blocos. Uma grama de carboidrato e de proteína tem 4 calorias e uma grama de gordura tem 9 calorias. Então, se você sabe quantos carboidratos, gorduras e proteínas estão em um determinado alimento, você consegue identificar quantas calorias ou quanta energia o alimento contém.

Você poderia dirigir um carro por 35 km com as calorias de 217 Big Macs. Haja sanduíche!

Vamos a um exemplo:

Suponhamos que temos um pacote de pão com 202 kcal (lembre-se: as calorias dos alimentos são quilocalorias).

Se olharmos mais de perto o rótulo nutricional, vemos que este pão tem 2 gramas de gordura, 6 gramas de proteína e 40 gramas de carboidratos.

Para fazer o cálculo de quilocalorias (kcal) multiplicamos o peso/g dos carboidratos e proteínas por 4, e o peso/g da gordura por 9.

Com isso, temos: 18 calorias provenientes da gordura (9 cal x 2 g), 24 vêm das proteínas (4 cal x 6 g) e 160 provenientes do carboidrato (4 cal x 40 g), o que contabiliza 202 calorias.

A última pergunta que resta é: E como queimamos toda essa energia?

Nosso corpo “queima” as calorias através de processos metabólicos, pelos quais as enzimas quebram os carboidratos em glicose e outros açúcares; as gorduras em glicerol e ácidos graxos; e as proteínas em aminoácidos.

Estas moléculas são então transportadas através da corrente sanguínea para as células, onde são absorvidas para utilização imediata ou são enviadas para o estágio final do metabolismo, em que se fazem reagir com oxigênio para liberar a sua energia.

Se ficou alguma dúvida, envie sua pergunta pelos comentários abaixo ou pelo email contato@liberoalimentos.com.br

Até a próxima!

Referência How Stuff Works

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