Garçonetes que usam vermelho ganham mais gorjetas

garçoneteGarçonetes que vestem roupas da cor vermelha, chegam a ganhar até 26% a mais de gorjetas. Isto é o que afirma uma nova pesquisa realizada pela Revista de Hotelaria e Turismo da Inglaterra.

O estudo contou com a participação de 11 garçonetes em cinco restaurantes ao longo de seis semanas. Os pesquisadores pediram as funcionárias para utilizar o mesmo tipo de blusa a cada dia, mas que apenas alternassem as cores.

Ao usar preto, branco, verde, azul ou amarelo, a quantidade de dinheiro arrecadado com as gorjetas permaneceu quase a mesma. Mas quando as garçonetes colocaram suas lindas blusas vermelhas, o valor arrecadado aumentou de 15 a 26%.

E não é somente nas peças de roupas que o vermelho pode ajudar. Uma pesquisa anterior já havia revelado que o batom vermelho também aumentava o valor das gorjetas. Eles descobriram que dois terços dos clientes estão mais propensos a deixar um dinheiro extra para as garçonetes com lábios vermelhos.

A pesquisa termina com uma conclusão óbvia: a cor vermelha é usada para aumentar a atratividade física e sexual das mulheres.

Gorjeta no Brasil

As gorjetas, sejam as cobradas pelo estabelecimento na nota de serviço (os famosos 10%) ou as oferecidas espontaneamente pelos clientes, fazem parte da remuneração do empregado. O pagamento dos 10% é facultativo, ou seja, você é livre para escolher se quer ou não deixar uma “caixinha”.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here