Os esconderijos secretos das bactérias

Existem alguns ambientes em nossa cozinha, no qual as bactérias e os germes estão fazendo a maior festa. O problema é que nem desconfiamos que estes locais estejam repletos destes microorganismos que podem causar graves problemas à nossa saúde.

Conheça os principais esconderijos dos vírus e bactérias e saiba como acabar com a festa deles.

Ralo da pia

A única coisa que abriga mais germes do que o ralo da pia é o seu vaso sanitário. Uma forma rápida de limpar o ralo da cozinha é derramar um pouco de bicarbonato de sódio junto com água quente.

Esponja

Você pode pensar que está limpando seus pratos e copos, quando na verdade só esta espalhando bactérias em cima deles. Para desinfetar a esponja, você deve colocá-la no microondas por um minuto. Dessa forma, quase 99% das bactérias serão dizimadas.

Pano de prato

Um estudo descobriu que 7% dos panos de prato estavam contaminados com estafilococos, uma bactéria que pode causar graves infecções na pele. A melhor maneira de evitar que seu pano de prato fique repleto de germes é lavá-lo ou trocá-lo uma a duas vezes por semana.

Botões do microondas

Quando foi a última vez que você limpou os botões do seu microondas? Para muitos de nós, a resposta estaria perto do nunca. Mas pense sobre quantas vezes os dedos sujos estão em contato com esses botões. Da próxima vez que você limpar o interior do seu micro (espero que o faça), não se esqueça do lado de fora.

Saleiro

Em um estudo recente conduzido pela Universidade de Virginia, nos EUA, pesquisadores pediram a 30 adultos, que estavam começando a mostrar sinais de resfriado, para citar os 10 últimos lugares onde haviam tocado durante as últimas 18 horas. Os testes encontraram vírus em 41% das superfícies, e o saleiro foi um dos objetos onde mais se encontrou o vírus do resfriado.

Tábua

A tábua de corte está cheia de sulcos e ranhuras. Estes locais são ótimos esconderijos para os germes. Certifique-se de limpar completamente a sua tábua com água quente e sabão após cada uso. Melhor: troque sua tábua de madeira, por uma de plástico ou de vidro temperado. 

Pia da cozinha

Jogamos sobre a pia da cozinha nossas chaves, sacolas, bolsas, cartas… E com todos esses itens, vêm os germes de todos os outros lugares. Certifique-se de limpar a pia regularmente, e faça-o com uma esponja limpa.

Comente com sua conta do Facebook

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here