Os erros mais comuns de um cozinheiro

Você frequentemente se decepciona quando está cozinhando? Segue todos os passos de uma receita só que não tem sucesso? O ato de cozinhar nos permite ter muita criatividade, porém, ainda existem algumas regras que devem ser seguidas para que você consiga os melhores resultados.

Os erros mais comuns na cozinha são frutos da falta de conhecimento ou da impaciência dos cozinheiros. Mas no geral, esses problemas gastronômicos exigem pequenos ajustes a sua técnica. Veja o que você está fazendo de errado e tente mudar seus métodos para se tornar um cozinheiro melhor.

Cozinhar vegetais em água fria

A pior forma de cozinhar os vegetais é mergulhando-os na água fria, esperando até que ela ferva. Ao colocá-los na água fervente, o tempo de cocção será menor e a perda de nutrientes, também. A melhor solução é cozinhá-los no vapor.

Da geladeira para a panela

Os alimentos que vão direto da geladeira para o forno ou fogão, resultarão em um cozimento desigual (exterior bem cozido e interior mal cozido). Para evitar este problema, deixe a carne repousar à temperatura ambiente durante 15-30 minutos antes de cozinhar.

Não provar enquanto cozinha

Você experimenta a comida enquanto cozinha? Infelizmente, as receitas nem sempre são precisas e muitas vezes podem levar ao erro. Provar o alimento durante as etapas de preparação pode ser a diferença da refeição medíocre para a deliciosa.

Usar colher de pau

A madeira é um material que vai acumulando resíduos dos alimentos em seu interior. Por mais que você lave após usar, muitos micro-organismos permanecem no local. Com o tempo, estes bichinhos começam a migrar para os alimentos, resultando em uma comida contaminada. Troque todos os seus utensílios de madeira por plástico.

Jogue fora sua colher de pau.

Encher a panela

A superlotação da panela é um problema comum entre os cozinheiros. Se você juntar muita comida em um recipiente, o vapor, proveniente do aquecimento, não irá escapar e isto pode acabar por encharcar ou empapar a comida. Portanto, deixe um espaço suficiente para que seus ingredientes liberem toda umidade.

Ebulir em vez de ferver

Ebulir é uma palavra pouco utilizada em nosso vocabulário, mas ela pode fazer uma grande diferença na hora de cozinhar. Ao ferver, as bolhas de ar chegam à superfície da panela a cada um ou dois segundos. Já na ebulição, a água fica rapidamente borbulhante. Ebulir em vez de ferver, pode resultar em um alimento duro e seco – especialmente quando se lida com carne.

Não esperar a panela aquecer

Não tenha pressa. Adicionar alimentos em uma panela que não está devidamente aquecida irá resultar em carnes sem cor e frutos do mar murchos – e isso também pode fazer com que a comida grude na panela.

Cortar a carne imediatamente após o preparo

Uma vez que você fritou aquele bife suculento, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é cortar a carne e começar a comer. Tome cuidado: esta é uma maneira garantida de arruinar o seu prato. Dê tempo para sua carne descansar (cinco a vinte minutos dependendo do tamanho do corte). Isto permite que os sucos retornem para o centro da carne e se distribuam mais uniformemente. Fica muito mais saboroso!

Com estas dicas, sua vida na cozinha vai ficar mais simples e fácil.

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

3 COMENTÁRIOS

  1. adorei as dicas,gostaria de saber como transformar uma receita comum para diet, posso apenas trocar a farinha de trigo pela farinha integral e o leite condensado comum pelo diet,por exemplo,ou não é bem assim?Obrigada.

    • Olá Almerita,

      Sim, basicamente, para transformar uma receita comum para diet, basta alterar os ingredientes menos saudáveis, pelos mais saudáveis. É claro, trocar os ingredientes normais pelos diets depende muito da receita que você deseja fazer. Na maioria da vezes, você não irá sentir uma diferença significativa do sabor realizando esta troca. No caso da farinha integral, ela vai deixar os alimentos mais consistentes, devido a grande quantidade de fibras que ela possui.

      Lembrado que os alimentos diets têm formulação especial para atender pessoas que tenham disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como diabéticos ou hipertensos.

      Faça alguns testes e veja o que mais agrada o seu paladar.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here