Como escrever uma receita

Uma das belezas de cozinhar é compartilhar segredos, ideias e, claro, receitas com os amigos e familiares. Mas tudo pode ir por água abaixo, se você não está passando as informações corretas. A próxima vez que sua amiga ou amigo pedir a receita daquele bolo delicioso que você fez, utilize as dicas abaixo para que tudo dê certo. Os resultados valem a pena!

 

Ingredientes

Seja completo – certifique-se de listar todos os ingredientes necessários para a receita. Isso inclui desde a pitada de sal até a quantidade de água. Quanto mais detalhes você fornecer, mais precisa será sua receita.

Seja organizado – os ingredientes devem ser listados na ordem em que irão ser usados. Isso permite organizar todos os ingredientes corretamente e ajuda a se familiarizar com a receita.

Seja exato – meça tudo o que você puder, pois o tamanho dos ingredientes pode variar tremendamente. Por exemplo, em vez de colocar um dente de alho, utilize uma colher de chá ou de sopa para ser mais preciso.

Seja específico – todos os ingredientes devem estar prontos para uso, por isso, não se esqueça dos detalhes, como por exemplo, informar que determinado alimento precisa estar picado.  

Com estas dicas até os pets vão conseguir copiar as receitas!

 

Instruções

Comece pelo começo – considere todas as etapas para a receita e organize-as em tempo hábil – muitos chefs profissionais fazem isso no dia a dia para certificarem de que não acontecerão atrasos na cozinha. É o cronograma alimentar.

Incluir o tempo e a temperatura – é muito importante informar todas as temperaturas e o tempo que determinado alimento necessita ficar no forno. Não se esqueça de que em algumas receitas o forno precisa estar pré-aquecido.

Dê exemplos – ao explicar as etapas da receita, seja o mais descritivo possível. Por exemplo – Desligue o forno quando o molho atingir a cor amarela – Indicação visual é uma das melhores formas de informar uma receita.

Dar advertências – é sempre bom pedir atenção e cuidado, se algumas das etapas da receita forem complicadas ou perigosas de se fazer.

Consistência é a chave – esta é a sua receita, portanto, escreva-a com suas próprias palavras. Dito isto, verifique se você não está usando termos ou frases muito complicadas que vão confundir o leitor.

Tudo certo? – por fim, leia tudo o que você escreveu e certifique-se que toda receita faz sentido. Um erro comum é a inclusão de um ingrediente no começo da receita e posteriormente esquecer-se de colocá-lo nas instruções. 

Siga essas dicas e com toda certeza, você se tornará um profissional das receitas.

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here