Refrigerante normal ou diet: Qual é o melhor para sua saúde?

normal vs dietQual é a melhor escolha quando se trata de refrigerante diet e normal? Confira os prós e contras de cada um.

Os contras do refrigerante normal

O refrigerante normal está repleto de açúcar, geralmente sob a forma de xarope de milho. A alta ingestão de açúcar está relacionada com o aumento da pressão arterial e também com os níveis elevados de triglicerídeos, estes dois, são considerados fatores de risco para doenças cardíacas. Os institutos de saúde pelo mundo, recomendam consumir no máximo 6 colheres de chá de açúcar por dia caso você seja mulher, e 9 colheres se você for homem.

Os prós do refrigerante normal

Se você está tentando evitar os substitutos artificiais do açúcar, como por exemplo, o aspartame, os refrigerantes normais podem ser uma boa alternativa. Sim, eu sei que algumas pessoas consideram o xarope de milho (o açúcar do refrigerante normal), tão prejudicial quanto os adoçantes artificiais. Porém, em minha opinião, se for para beber refrigerante e sair um pouco da dieta, que seja o mais saboroso possível.

Uma lata de refrigerante de 340 ml contém cerca de 8 colheres de chá de açúcar, que se traduz em cerca de 130 calorias. Assim, um refrigerante não vai prejudicar tanto sua dieta, especialmente se você cortar algum outro alimento calórico no lugar do refrigerante.

Os contras do refrigerante diet

Os refrigerantes diets contêm aspartame. Segundo uma pesquisa recente, o aspartame pode aumentar o risco de ganhar peso. Infelizmente, a fenilalanina e o ácido aspártico, os principais componentes do aspartame, desencadeiam a liberação de insulina e leptinas, hormônios que estimulam o armazenamento de gordura corporal. Conclusão: os refrigerantes diets podem ser uma armadilha para você que está querendo perder peso.

Os prós do refrigerante diet

Os refrigerantes diets são menos prejudiciais para os dentes, uma vez que as bactérias não conseguem sobreviver em adoçantes artificiais, para isso eles precisam de açúcar natural.

Percebe-se que a escolha entre o refrigerante normal e o diet é mais uma questão de gosto do que de saúde.

Escolha qual lhe agradar mais e beba com moderação.

Até a próxima!

Referência Eating Well

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here