Como remover as principais manchas de comida

Você está cozinhando um delicioso molho de tomate, preparando delicadamente todos os ingredientes, já sentindo aquele cheiro espetacular, quando então, de repente, o molho cospe em você e suja sua roupa. Isso provavelmente já aconteceu com você. E ai, o que fazer?

Confira abaixo quais são as principais manchas de comida e veja algumas dicas e truques de como limpá-las.

Regras básicas para todas as manchas: Antes de tudo, tire o excesso com um papel-toalha. Após aplicar as técnicas abaixo, lavar a roupa normalmente.

Molho de tomate e Ketchup    

Mergulhe a roupa em um balde com água morna e acrescente uma pequena quantidade de detergente e vinagre branco. Deixe de molho por aproximadamente 1 hora. Na hora de lavar, a mancha vai sair tranquilamente.

Chocolate derretido

Utilize um detergente comum no local da mancha. Mergulhe o item em água fria por cerca de 20 minutos e esfregue a roupa de vez em quando.

Vinho tinto

Pegue uma esponja, embebede com um pouco de vinho branco ou limão e esfregue no local da sujeira para remover a cor. Se a mancha persistir, polvilhe com pó de talco ou sal de cozinha e deixe por alguns minutos. Posteriormente tente limpar novamente.

As situações acima já ocorreram com você?

Café ou Chá

Lave a mancha com uma solução de 1 parte de vinagre para 2 partes de água; repetir, conforme necessário. Outra opção é lavar a parte de trás da mancha com água fria e um pouco de detergente.

Óleo e Manteiga

Retire o excesso de óleo com pó de talco ou amido de milho e deixe assentar durante 30 minutos. Estes dois irão absorver o óleo que permanece na roupa. Outra forma é tentar retirar o óleo com um detergente neutro. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.

Beterraba

Mergulhe um pedaço de pão branco na água e coloque sobre a mancha para absorver a cor. Substitua com mais fatias de pão se a sujeira persistir.

Dicas Importantes

– Limpar imediatamente: a cada hora que passa a mancha fica mais difícil de sair. O tempo é o nosso inimigo quando se trata da limpeza de alguma peça de roupa que está suja com molho de tomate, vinho, chocolate, ou até mesmo o óleo de cozinha.

– Evite secar ou passar a roupa a ferro até esgotar todas as possibilidades de remoção da mancha. O calor pode transformar as manchas temporárias em permanentes.

Até a próxima!

Referência   Food Network

                  Huffington Post

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here