Alimentos Orgânicos: Vale a pena comprar?

alimentos orgânicos

Respondemos algumas perguntas sobre alimentos orgânicos que irão lhe ajudar na escolha correta em feiras e supermercados do Brasil.

O que são orgânicos?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos orgânicos são aqueles que estão livres de qualquer tipo de antibiótico, hormônio, pesticida, fertilizante, agrotóxico e produto químico, ou seja, são totalmente naturais.

Frutas e legumes orgânicos são mais saudáveis do que os produtos convencionais?

A ciência ainda não chegou a uma conclusão. Uma revisão de 2009 publicada no American Journal of Clinical Nutrition (Revista Americana para Nutrição Clínica, em Inglês) relatou que não há evidência suficiente que mostra uma diferença na quantidade de nutrientes. Porém, um estudo de 2007 realizado pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, revelou que o produto orgânico tem níveis de nutrientes 40% maiores (incluindo vitamina C, zinco e ferro) do que os alimentos convencionais.

Vale a pena comprar?

Infelizmente, investir 100% em frutas, legumes, folhas e até carnes orgânicas custa caro e é privilégio de poucos. Mas ai vai uma dica: comece pelos alimentos que contêm mais agrotóxicos. Veja a lista abaixo.

Alimentos com mais agrotóxico. Fonte: Anvisa – Foto: ecodebate.com.br

Além de estar beneficiando sua saúde, você vai ajudar o meio ambiente, animais e os próprios agricultores que não estarão suscetíveis aos agrotóxicos.

Por que os produtos orgânicos são mais caros?

Uma série de fatores levam os orgânicos a serem mais caros. Os custos de produção, baixa demanda, agricultura mais trabalhosa, são os principais fatores que levam ao alto preço do produto. No Brasil, os produtos orgânicos são, em média, 40% mais caros que os convencionais.

Quem regula os orgânicos?

Selo encontrado em produtos orgânicos

A partir de 2010 todo produto orgânico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, possuem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). O selo é usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos.

A Anvisa possui uma cartilha muito interessante que mostra com detalhes todos os benefícios dos alimentos orgânicos. A cartilha conta com 21 páginas e contém ilustrações do artista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho. Vale a pena conferir!

Link para a cartilha.

Se você possui mais alguma dúvida sobre os alimentos orgânicos, deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou envie um e-mail para contato@liberoalimentos.com.br

Até a próxima!

Referência Eating Well

                 Anvisa

                 Eco Debate

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here