Cuidado: pão é um dos alimentos que mais contém sal

Provavelmente, não é novidade que a maioria de nós come mais sal do que é recomendado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011, os brasileiros consomem em média 3.200 miligramas/dia (mg/dia) de sal, muito mais do que a quantidade recomendada pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde – 2.200 (mg/dia). Isto corresponde a uma colher de chá ou 6 gramas do alimento por dia.

No entanto, nosso amor pelo sal, tem o potencial de causar sérios danos à saúde. Muito sal na dieta pode levar ao aumento da pressão arterial e o consequente risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC).

As agências de saúde globais informam que uma restrição no consumo de sódio, levaria a uma redução de 24% das mortes por acidente vascular cerebral e de 18% da doença cardíaca coronária.

Como podemos comer menos sal?

A maioria do sal que consumimos está ‘escondido’ nos alimentos processados que ingerimos. E antes que você se auto parabenize por não comer junk food, biscoitos industrializados ou salgadinhos, pode ter uma surpresa ao saber que um quarto do nosso consumo diário de sal vem de uma comida que nós não imaginamos ser tão salgada: o pão. Em média, uma fatia de pão, seja ele integral ou não, tem cerca de 125mg de teor de sal.

 Pão: um dos alimentos que mais contém sal.Os outros alimentos ricos em sal são as carnes processadas (salame, bacon, salsichas), alimentos enlatados, molho de tomate, molho de soja e o macarrão instantâneo.

Portanto, um passo importante para diminuir o consumo de sal é aumentar a ingestão de alimentos frescos. Frutas, vegetais, carne, peixe, nozes, leite, etc, são naturalmente pobres em sal e cheio de nutrientes.

Em segundo lugar, leia os rótulos dos produtos antes de fazer as compras. Esta é uma forma simples e eficaz de diminuir o consumo de sal e combater os efeitos nocivos que tal alimento pode trazer para sua saúde. Clique aqui e verifique como ler o rótulo de um produto.

Referências Healthy Food

                   Agência Brasil

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here