A regra dos 5 segundos funciona?

Você já comeu algum tipo de comida que caiu no chão? Os adeptos da “regra dos cinco segundos“, certamente. Tal regra funciona da seguinte forma: se um alimento cair no chão e for retirado do piso em no máximo 5 segundos, ele estará livre de vírus e bactérias e ainda poderá ser ingerido.

Pesquisadores da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido, realizaram um novo estudo sobre a regra dos 5 segundos e descobriram que as bactérias podem preferir alguns alimentos para se instalar.

O estudo analisou 5 alimentos diferentes (macarrão cozido, presunto, biscoito, pão com geleia e frutas secas) que tinham caído no chão. Os produtos foram escolhidos porque eram itens comuns e continham diferentes níveis de água que sustentavam o crescimento bacteriano.

O estudo observou que os alimentos com maiores teores de sal ou açúcar eram menos propensos a contrair bactérias nocivas.

Tanto o presunto, um produto salgado, quanto o pão doce e a geleia, saíram bem no teste. Quando recuperados a partir do piso, os alimentos mostraram poucos sinais de crescimento bacteriano.

Por outro lado, as frutas secas e o macarrão cozido, mostraram sinais de contaminação por uma bactéria chamada de Klebsiella, que potencialmente pode conduzir a uma ampla gama de doenças, tais como, pneumonia e infecções do trato urinário.

É necessário destacar que o local onde deixamos cair o alimento deve ser levado em conta nesta regra. O chão da nossa cozinha é bem mais limpo que o piso de um banheiro público, por exemplo, e é exatamente por isto que a regra dos cinco segundos nem sempre deve ser usada.

A lição que fica é: ao deixar cair um alimento muito salgado ou doce no chão, muito provavelmente, eles estarão livres de contrair bactérias. Pelo menos em 5 segundos!

Referência Huffington Post  

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here