Por que o queijo suíço tem buracos?

Leo Oliveira 27 de abril de 2012 2

Ao contrário do que diziam para você quando criança, os buracos do queijo suíço não são feitos pelos ratos que mordiscam o alimento. A razão para os buracos (conhecido como “olhos” no mundo do queijo) é um pouco mais científico e menos fantasioso do que a história dos ratinhos.

O queijo suíço, fica cheio de buraquinhos, graças à ação de diversas bactérias que transformam o leite em queijo. Não se espante, todos os queijos contêm bactérias (eles são responsáveis pela produção de ácido láctico) que ajudam a desenvolver em um produto final comestível.  

No processo de fabricação do queijo suíço, as bactérias ajudam produzir a coalhada, que são embebidas em água salgada e prensadas dentro de moldes. O queijo é então armazenado a uma temperatura de 15° C à 20° C e deixado para amadurecer (envelhecer). É neste momento que as bactérias agem liberando o ácido láctico.

Não são os ratinhos que fazem os buracos no queijo.

Ainda durante o processo de envelhecimento, algumas bactérias consomem o ácido láctico, em seguida liberam dióxido de carbono, e por fim, começam a formarem-se bolhas dentro do queijo. Tais bolhas formam bolsões de ar, resultando nos pequenos buracos do queijo suíço.

O tamanho dos buracos pode ser controlado pelos fabricantes de queijo, através da acidez, temperatura e tempo de maturação.

Como título de curiosidade, o verdadeiro queijo suíço é chamado de Emmental ou Emmentaler, que é produzido em uma região da Suíça. Os outros tipos de queijo feitos em outras partes do mundo e rotulados como queijo suíço, utilizam as mesmas bactérias e possuem uma prática de fermentação semelhante.

Emmental ou não, os queijos suíços são uma delícia!

Referências Huffington Post

                    Wise Geek

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

2 Comments »

  1. rebeca 5 de outubro de 2013 at 22:01 - Reply

    gostei de tudo ameii

    • Leo Oliveira 7 de outubro de 2013 at 14:38 - Reply

      Olá Rebeca,

      Obrigado e volte sempre!

Deixe Seu Comentário »