Dicas para combater e prevenir os sintomas da TPM

tensao pre menstrualPara um grande número de mulheres “estar naqueles dias” não é uma tarefa nada fácil. Cólicas, dores de cabeça, alterações de humor, fadiga, irritabilidade e sensibilidade mamária, são alguns problemas que as mulheres enfrentam quando estão com a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Quais são as formas para combater os sintomas da TPM através dos alimentos que comemos?

 

Laticínios para obter cálcio e vitamina D

De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. publicado em 2010, a ingestão de vitamina D foi associada com uma queda significativa (quase metade) dos sintomas da TPM entre as mulheres.

A vitamina D desempenha um papel importante no metabolismo do cálcio. Um baixo nível de cálcio nas células do sangue estão associados com uma ocorrência maior dos sintomas da TPM. Consuma leite ou laticínios regularmente, cerca de 3 porções por dia. Além disso, itens como sardinhas e salmão podem auxiliar neste processo.

Consuma ferro

Particularmente, para aquelas mulheres que possuem um fluxo menstrual mais intenso, a perda de ferro ao longo do tempo pode levar a anemia. A anemia ferropriva é mais comum entre mulheres que relatam os sintomas da TPM, e muitas vezes se manifesta como fadiga crônica, dores de cabeça, esquecimento, ou falta de concentração.

Alimentos ricos em ferro incluem frutos do mar (ostras, mexilhões, amêijoas, camarão, sardinha), carne bovina, ovos (especialmente a gema), legumes, cereais enriquecidos com ferro, nozes e sementes (abóbora, castanha, amêndoas).

Os carboidratos

Já notou como o desejo por alimentos ricos em carboidratos e as mudanças de humor e irritabilidade parecem caminhar de mãos dadas nesse período? Isso acontece porque o cérebro precisa de carboidratos para a produção de serotonina – o neurotransmissor que nos faz  “sentir-se bem”. Coma grãos integrais e vegetais ricos em carboidratos para suprir tais necessidades.

Ok, um pouco de chocolate também está liberado.

Felizmente, os alimentos que parecem beneficiar as pessoas com os sintomas da TPM são os mesmos que podem beneficiar todas as mulheres de um modo geral.

Se você possui ou não a TPM consuma todos os alimentos que foram listados acima!

Fonte Healthcastle

Até a próxima e xô TPM!

 

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