Sim, os nutrientes podem sumir!

Todos os alimentos perdem parte de seus benefícios nutricionais com o passar do tempo. A razão para tal perda está na instabilidade destes nutrientes quando são expostos ao oxigênio do ar, calor da cozinha e a luz.

Às vezes, conseguimos reconhecer quando um alimento não está em sua plena forma: a alface murcha, as bananas ficam marrons, o suco fica aguado, são apenas alguns exemplos. Mas, e os chamados super alimentos, em quanto tempo eles perdem parte de suas propriedades?

Mantenha o controle de quanto tempo você pode armazenar os seguintes alimentos ricos em nutrientes listados abaixo.

Chá Verde: 6 meses

Um estudo de 2009 do Journal of Food Science mostrou que as catequinas (antioxidantes associados a redução de risco de alguns tipos de câncer) presentes no chá verde, diminuem cerca de 32% após 6 meses. Aproveite ao máximo os antioxidantes do chá, armazenando-o em um local fresco e escuro e dentro de um recipiente fechado.

Suco de Laranja: 1 semana

Um copo de suco de laranja pode oferecer a dose diária de vitamina C que você necessita. Porém, depois que o suco foi preparado ou a caixa foi aberta, demora apenas uma semana para perder todo o benefício antioxidante. Para obter o máximo de vitamina C, compre suco de laranja concentrado e congelado que é menos exposto a luz e ao ar.

Azeite: 6 meses

O azeite contém mais de 45 antioxidantes saudáveis para o coração, mas após seis meses de armazenamento a sua potência diminui cerca de 40%, de acordo com pesquisadores da Universidade de Foggia, na Itália. A causa deste problema está nas bolhas de oxigênio presentes na garrafa que destroem os antioxidantes.

Mel: 6 meses

Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que o poder antioxidante do mel diminui de 30 à 50% depois de seis meses.

Fonte Eating Well

Até a próxima! 

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