Dicas para comer menos e melhor

Às vezes, quando se trata de alimentação saudável, nós somos nossos piores inimigos, mesmo sem perceber. Um estudo recente, publicado no Journal of Consumer Research (Revista para Pesquisa do Consumidor), descobriu que a cor dos pratos em que comemos, pode afetar a quantidade de comida que consumimos.

O estudo informou que o contraste entre a cor do prato e a cor do alimento tem um grande impacto na alimentação. Se o alimento tem uma cor semelhante ao do prato, as pessoas irão se servir e comer cerca de 22% a mais em comparação com cores que se contrastam.

Adicione a isto o que já sabemos sobre o tamanho do prato – escolher um prato maior faz você comer mais, mesmo quando não quer – e torna-se claro que nosso cérebro pode nos enganar muitas vezes quando o assunto é alimentação.

Atenção às dicas!

Há uma grande quantidade de pesquisas que mostram o modo como o cérebro pode nos enganar e contribuir significativamente para o ganho de peso. A parte boa sobre as pesquisas é que agora podemos usá-las em nosso favor. Há mudanças simples e práticas que podemos fazer.

– Utilize pratos maiores para saladas e legumes, e pratos menores para as refeições principais e sobremesas, com isto provavelmente você irá comer mais coisas boas.

– Use um tom mais escuro de prato para massas brancas, e um mais claro, de preferência verde, para as saladas.

Um copo mais “gordinho” pode fazer com que você beba mais!

– Cuidado com o tipo de copo que você bebe. Pesquisas mostram que as ilusões visuais, podem nos levar a beber uma média de 34% a mais em copos curtos e largos do que em altos e estreitos.

– Use colheres pequenas para porções de doce.

Tais métodos soam como banais em nosso dia-a-dia, porém, ajudam a enganar a nossa mente e comer melhor.

Há também hábitos comportamentais que podem nos tornar mais conscientes. Para começar, coma sem distração. Comer em frente à TV, computadores ou livros nos fazem comer mais. Comer na mesa tem grandes benefícios para a vida familiar e social, e isso também significa que somos mais capazes de se concentrar em nossa comida.

Fonte Health food

Até a próxima!

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