O mito idiota da Coca-Cola!

Existem inúmeros mitos sem noção na internet, que de tanto comentarem, curtirem, compartilharem, ou tudo aquilo que termine com “rem”, acabam virando uma realidade. Esse é o caso do mito de que a Coca-Cola é capaz de corroer os ossos.

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre esse mito. Algumas pessoas até já receberam e-mails contando detalhes com factoides horripilantes sobre a bebida. Segue um trecho da mensagem.

“Você pode colocar um osso em uma tigela com Coca-Cola e ele se dissolverá em dois dias. O ingrediente ativo da Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.”

A realidade

Sim, a Coca-Cola contém ácido, mais propriamente pequenas quantidades de ácido cítrico e ácido fosfórico. No entanto, todas as insinuações sobre os perigos dessas substâncias, ignora um conceito simples e familiar a qualquer estudante de química do primeiro ano: concentração.

Coca-Cola contém menos ácido cítrico do que um suco de laranja, e a concentração de ácido fosfórico é bem pequena (meros de 11 a 13 gramas por litro de xarope, ou cerca de 0,20%-0,30% da fórmula total).

Será que o mito foi criado por alguém da Pepsi?

Convenhamos, isso é bem pouco para dissolver um bife, um dente, ou um osso no período de 2 a 4 dias. A chave, é que os ácidos são diluídos o suficiente para que eles não desintegrem seus órgãos. Falar que a Coca-Cola é um veneno, é como dizer que você não pode beber uísque, porque é inflamável.

Já percebeu que os mitos relacionados a produtos fazem aumentar ainda mais a venda desses itens?

Algumas notícias na internet são criadas exclusivamente como um experimento para ver como as pessoas lidam com as informações.

E você, acredita?

Fonte Snopes 

          Cracked

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

12 COMENTÁRIOS

  1. pois, mas eu não vejo nenhum mito, vcs fazem um produto prejudicial a saúde das pessoas onde já foi encontrado várias coisas dentro dos garrafões. Um homem mesmo, luta na justiça há alguns anos, e vcs não deram nenhuma assistência, ficou debilitado, e foi comprovado que o garrafão estava lacrado de fábrica, e como vcs explicam isso, não só esse fato como tantos outros e vcs conseguem abafar, é incrível.

  2. retificando ele comprou alguns garrafões, onde tomou um golo e já sentiu corroer e o gosto de sangue, o outro tinha um rato dentro, onde foi comprovado que estava lacrado de fábrica.

    • Olá Miz,

      Obrigado pelo seu comentário. A participação dos leitores é sempre importante em nosso blog.

      Volte sempre!

  3. é verdade a coca cola fabricada no brasil é o pior refrigerante que existe,agora quem quiser beber beba a vontade, inclusive a minha parte de coca cola,quando você morrer só vai fazer falta para a coca cola mesmo!

  4. Cara, eu não sou de tomar refrigerantes, mas acredito que tomar um refrigerante uma vez ou outra não mata ninguém. Sou atleta, adepto de uma alimentação saudável, mas nem por isso vou ficar fazendo disso uma religião idiota e criticando quem toma refrigerantes como se quem toma estivesse cometendo um crime, um pecado, ou taxando quem toma de “menos evoluidos”. Fala sério né. Isso é coisa de gente chata, cri-cri.
    Não é saudável? Claro que não é. Mas não mata ninguém que toma eventualmente.
    Na verdade, de todos os refrigerantes, a coca-cola é o que eu menos gosto. Mas tem quem gosta oras.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here