Orégano: potente antioxidante

oreganoO orégano é considerado uma das maiores fontes de antioxidantes que existem. 

Sua atividade antioxidante é entre três a 20 vezes maior do que de qualquer outra erva. Mesmo frutas bem conhecidas não conseguem se equivaler ao seu poder: o orégano tem 4 vezes a atividade antioxidante das cerejas, 12 vezes maior do que laranjas e 42 vezes maior do que as maçãs.

O que são os antioxidantes?

Vamos explicar o que são os antioxidantes de forma simples e clara. Você já viu quando o metal fica enferrujado ou quando a banana fica preta quase impossível de ser consumida? Pois então, os antioxidantes evitam as situações acima aconteçam. Só que ainda melhor: evitam que aconteçam em seu corpo.

Em outras palavras, os antioxidantes podem neutralizar o processo de oxidação e dano celular que contribuem para o envelhecimento e doenças.

Acredita-se que os antioxidantes desempenham um papel na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, artrite reumatóide e catarata.

É isso, a explicação de radicais livres, oxidação, molécula, célula, pode ficar para um próximo artigo. O importante é saber que os antioxidantes tem que fazer parte da sua vida. Eles são verdadeiramente pequenos milagres da natureza! 

Óleo de óregano

Enquanto você pode obter alguns desses benefícios utilizando o óregano em seus alimentos, uma forma mais concentrada pode às vezes ser necessário. É por isso que o óleo de orégano é um remédio comum para infecções bacterianas, virais e parasitárias.

Ele é tão eficaz e tem um gosto tão bom que alguns restaurantes polvilham óleo de orégano sobre as saladas para impedir que elas tornem-se terreno fértil para as bactérias. E por causa do alto teor de antioxidante no óleo, ele provavelmente mantém a salada fresca por mais tempo.

[sws_green_box box_size=”601″]

Outras Fontes de Antioxidantes: cenoura, brócolis, frutas cítricas, morango, uvas, tomate, nozes, feijão, soja, entre outros. [/sws_green_box]

E ai, preparado para incluir alimentos com antioxidantes em sua dieta?

Fonte:  Natural News   USDA

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

6 COMENTÁRIOS

  1. sou um consumidor de oregano na salada, no ovo frito e alguns outros lugares, gostaria de saber qual seria a quantidade ideal para ser consumida durante o dia para er o efeito oxidande,
    obrigado

    • Olá Clauadio,

      O efeito antioxidante do orégano está presente em qualquer quantidade que você consumir, seja ela 1 grama ou 10 gramas por dia. Continue mantendo os seus bons hábitos alimentares, ou seja, utilize o orégano em sua salada, ovo e outros alimentos que você desejar. Com isso, você estará colhendo os benefícios desta deliciosa erva.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  2. Tudo isso é muito bom! Estou descobrindo que a alimentação saudável é tudo que sempre desejei, mas, não havia caído a ficha. Estou feliz de ter encontrado a minha identidade alimentar. Os conhecimentos encontrados nos sites específicos me ajudam a selecionar meu cardápio e são fundamentais na minha escolha, pela facilidade da pesquisa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here