Como ler o rótulo na prática!

Já demos algumas dicas de como ler um rótulo de uma embalagem. Reveja as dicas clicando aqui. Para ficar mais fácil, vamos à um exemplo prático.

Analisamos um pão integral de certa marca, que atualmente é uma das mais consumidas no Brasil. Vamos à imagem da embalagem e do rótulo!  

 

Ai você pergunta:”Vou ter que somar todos esses números para ver se estou consumindo muitas calorias, colesterol, gordura ou algum outro nutriente?” Claro que não, basta você ficar de olho em uma tabela: a %VD.

Os principais números que você deve prestar a atenção em um rótulo estão na tabela %VD que indica o percentual de valores diários de uma porção.

Por exemplo, o valor energético de uma porção (2 fatias) corresponde a 6%. O que isto significa? Simples e fácil! Significa que você está consumindo 6% de calorias que são recomendadas diariamente. Teoricamente você ainda tem 94% de calorias para consumir. Caso você consuma apenas uma fatia, basta dividir o valor por 2. No exemplo ficaria 3% de VD.

Por isto que o %VD é tão importante: um alto %VD indica que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com %VD reduzido indicam o contrário.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que para se ter uma alimentação mais saudável deve-se dar preferência a:

– Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol e sódio;

– Produtos com alto %VD para as fibras alimentares.

Se você tem alguma dúvida em relação aos rótulos, envie sua pergunta nos comentários ou pelo email: contato@liberoalimentos.com.br  

Até a Próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here