A pior coisa para o seu coração!

coraçãoA doença cardíaca é uma das principais causas de morte no Brasil. Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam, em média, uma morte por infarto do miocárdio no Brasil a cada cinco minutos. Pelo menos 40% das mortes ocorridas com brasileiros são causadas por problemas cardíacos.

Ainda segundo a OMS, 80% das doenças cardíacas poderiam ser prevenidas através de uma dieta saudável, atividade física regular e também na limitação do consumo de uma das piores substâncias para o seu coração: A Gordura Trans.

O que é gordura Trans?

A gordura trans (ou ácidos graxos trans) são criados em um processo industrial que adiciona hidrogênio aos óleos vegetais líquidos para torná-los mais sólidos.

Ai você pergunta – Por que utilizam a gordura trans? Empresas utilizam gordura trans em seus alimentos, porque eles são fáceis de usar, baratos de produzir e duram por um longo tempo. Muitos restaurantes e redes de fast-food a utilizam para fritar os mais diversos alimentos. A grande vantagem é que a gordura trans pode ser reutilizada muitas vezes em fritadeiras comerciais, ou seja, mais por menos – Viu, a questão do dinheiro sempre entra em cena. O barato pode sair caro para sua saúde!

Por que a gordura trans é tão prejudicial?

A gordura trans aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom colesterol (HDL). O Ministério da Saúde recomenda limitar a quantidade diária para menos de 1 por cento de suas calorias totais. Portanto, se você comer 2.000 calorias por dia, isto se traduz em cerca de 2 (ou menos) gramas de gordura trans.

Como você pode limitar ou eliminar a gordura trans de sua dieta?

A maneira mais fácil de evitar a gordura trans é, ignorando ou reduzindo o consumo de alimentos que contêm “óleo hidrogenado”, “óleo parcialmente hidrogenado” ou “gordura hidrogenada” em suas listas de ingredientes. Dica: Leia os rótulos com cuidado.

Os grandes culpados incluem salgadinhos, biscoitos, algumas margarinas, produtos de padaria e frituras de restaurantes e lanchonetes.

Não é necessário cessar completamente o consumo dos alimentos acima. O mais importante é manter o equilíbrio e consumi-los com moderação. Afinal, é muito difícil você não consumir um biscoito de vez em quando, não é?

Fonte: Eating Well

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here