Com canudo fica muito melhor!

canudo  O paladar é um dos nossos sentidos mais intrigantes. Você já percebeu que beber uma bebida com canudo, como por exemplo, um Toddynho ou simplesmente um suco em um copo, é bem mais saboroso e refrescante do que beber um líquido sem canudo? Esta teoria tem uma explicação. 

 

Nosso paladar

  Vamos começar pela língua, que serve basicamente para garantir que o que estamos prestes a comer não vai nos matar. Sabemos que a língua identifica quatro ou cinco sabores muito bem: doce, salgado, amargo, azedo e umami.  

 

Clique em Curtir na Fan Box ao lado –>>

Clique aqui e nos Siga no Twitter

 

Umami… O que que é isso gente?

  O umami é o quinto gosto básico do paladar humano e desde 2000 se juntou aos já conhecidos doce, amargo, azedo e salgado. A palavra umami é de origem japonesa e pode ser traduzida como delicioso ou saboroso.

 

Mas onde entra a história do canudo?

  A coisa começa a ficar interessante quando sabemos que a maioria

Pesquisa revela: 90% dos homens que estão olhando esta foto, pensam em outra coisa!

daquilo que consideramos ser “saboroso” ignora a língua por completo. O paladar é muito mais complicado do que aprendemos na escola ou o que a ciência nos levou a acreditar. Tudo isto é culpa do COV.

 

  Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), é o que a ciência denomina para “coisas que podemos sentir o cheiro”, flutua em nossas cavidades nasais e está ligada aos receptores químicos diversos, que causam todos os aromas e sabores que não estão na lista acima para ser interpretados.

 

Faça um teste!

  Pegue uma bebida bem gelada, pode ser água, refrigerante, suco, o que você quiser. O próximo passo é pegar um canudo e fazer o seguinte teste: Beba um pouco do líquido sem o canudo e depois beba com o canudo. Me diga, qual dos dois métodos deixou a bebida mais refrescante?

 

Até os animais aderiram ao canudo!

  Por exemplo, se você beber um milk-shake sem canudo, você obtém uma massa grande de uma só vez. Não há muito espaço em sua boca, e consequentemente diminui a circulação de ar.

 

  Se você bebeu o mesmo milkshake com um canudo, então você pega um pouco da bebida de cada vez, isto permite que a bebida derreta na boca mais rápido, libere mais sabor quando se aquece e sua língua pode deixar as reações químicas mais saborosas. Faz sentido, certo?

 

  No final, tudo se resume a uma interação entre os compostos orgânicos voláteis (COV’s), temperatura e sensação. É por isso que algumas coisas têm um gosto melhor através de um canudo.

 

Da próxima vez que você for a um bar, restaurante, em casa ou até mesmo no seu trabalho com uma garrafa de água, experimente utilizar o canudo. Realmente faz diferença.

 

Fonte Finecooking

 

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here