Como a claridade e a escuridão afetam seus alimentos!

garrafa escura - liberoalimentos  Você sabia que o nível de luz que alguns dos alimentos que você consome, pode afetar o valor nutricional destes alimentos? Vamos a dois exemplos!

 

  A garrafa escura é o melhor recipiente para o seu leite.

 

  Algumas pessoas acham que o gosto do leite fica melhor em lindas garrafas de vidro transparentes, porém na realidade, a melhor forma de armazenar o leite é em recipientes opacos para ajudar a impedir que o leite perca riboflavina.

 

  A riboflavina é um composto orgânico (flavina) da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. Ela é extremamente sensível a luz, por isto que é muito melhor guardar seu leite em garrafas escuras para que não perca parte das vitaminas.

 

  Por falar em luz e escuridão, existe um outro alimento que é afetado significativamente pelo nível de claridade: é o espinafre! Você sempre deve escolher o espinafre que está na parte da frente do balcão. Sabe por que?

 

popeye - liberoalimentos

  Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Revista Química para a Agricultura e Alimentação), revelou que o espinafre armazenados continuamente sob a luz por apenas três dias, ostentava níveis mais elevados de vitamina C e níveis preservados de vitamina K, E, ácido fólico e os carotenóides luteína e zeaxantina. A luz faz aumentar os níveis de nutrientes através do incentivo da fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas usam a energia do sol para criar alimentos e compostos que os protegem.

 

  Isso significa que o espinafre que está na frente, pode realmente ter mais nutrientes do que o espinafre que está na parte de trás, ou seja, na área mais escura.

 

Espero que você tenha gostado da dica! Se você possui mais alguma dica alimentar, envie para a gente! 

 

Fonte Eating Well.

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here