Mitos e verdades sobre alergias

camarao-liberosocial
  Segundo pesquisas, as alergias atingem de 30 a 35% dos brasileiros e a intolerância alimentar atinge 45% das pessoas no mundo.
  Conheça a diferença entre alergia e intolerância e também os mitos e as verdades sobre este assunto:

Alergia a comida é muito comum
  Mito: Muitas pessoas irão te dizer que possuem alergia a determinado tipo de comida, mas na realidade o que essas pessoas podem ter é uma intolerância a um certo tipo de alimento. A intolerância é a dificuldade do organismo em digerir certos alimentos. Uma em cada vinte pessoas no mundo possui alergia alimentar, que muitas vezes é temporário, e uma em cada 100 pessoas terá uma alergia fatal.
Alergia é a evolução de uma intolerância
  Mito: Não é. Alergia a comida, pólens, ácaros e picadas de insetos são causados ​​pela estimulação do sistema imunológico para formar anticorpos em nossa corrente sanguínea e tecidos do corpo. Eles podem ser detectados por testes cutâneos e exames de sangue. Quando você tiver sintomas que não envolvem o sistema imune, os especialistas chamam de intolerância.
Intolerância ao leite é comum em adultos
leite-liberoalimentos
  Verdade: Algumas crianças e adultos têm sintomas de intolerância ao leite, que é causado pela lactose, que é um açúcar encontrado no leite de todos os animais, incluindo o leite materno. Nosso intestino é forrado com lactase, uma enzima que digere a lactose. Se nosso corpo não possui lactase suficiente, o intestino não digere o leite causando desconfortos.
A alergia é causada por um sistema imune fraco
  Mito: A alergia é uma reação imunológica a substâncias que ordinariamente   não apresentam uma ameaça. É como se alguém estivesse batendo em sua porta e você chamasse o exército para te defender. O sistema imunológico entra em ação e uma enxurrada de produtos químicos são liberados causando o desconforto de uma reação alérgica.
Muitas alergias não podem ser curadas
  Verdade: Apesar da imunoterapia, muitas alergias não podem ser curadas. É necessário um gerenciamento da sua alimentação para que não ocorra problemas graves relacionados à alergia.
Alergia a Nozes é a mais comum
ovo-liberoalimentos
  Mito: Crianças podem ser alérgicas a uma variedade de alimentos: ovos, leite, soja, trigo, frutos do mar. A alergia mais comum que existe, é a alergia ao ovo, porém as nozes estão associadas as reações mais severas. Uma pequena porção pode provocar uma reação rápida. A maioria das crianças superam alergias alimentares quando tem quatro anos de idade, mas as alergias a nozes e frutos do mar tendem a persistir na vida adulta.
Você possui alguma dica para quem tem alergias ou já passou por alguma experiência desagradável com reações alégicas? Comente logo abaixo.
Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here