Alimentos perigosos que você nem desconfia

perigo-liberoalimentos
  Já escrevemos aqui sobre os mitos e as verdades sobre as alergias alimentares. (Clique aqui para ler o artigo) As pessoas que possuem alergias estão bem cientes de que certos tipos de alimentos podem prejudicá-los e até mesmo matá-los. Mas a maioria de nós não sabe que certos alimentos que consumimos quase que diariamente, são perigosos para o nosso corpo e podem prejudicar a nossa saúde. São os chamados alimentos perigosos. Vamos conhecer alguns deles.
Batatas
batata-liberoalimentos
Cut away this part: Parte da batata
que você tem que retirar.
  Todas as batatas contém uma toxina natural chamada de glicoalcalóides. Geralmente, está toxina está presente em níveis muito baixos nas batatas e nós não precisamos nos preocupar. Porém é necessário tomar cuidado com as partes verdes e danificadas da batata, por que são estas áreas que contêm um nível muito elevado destas toxinas e elas não são destruídas com o cozimento do alimento. Uma grande quantidade desta toxina pode causar uma grave dor de estômago.
  Atenção as Dicas: Remover as partes verdes ou danificadas da batata antes de cozinhar; Conserve as batatas em locais frescos e escuros para evitar o aparecimento da toxina; Se após cozinhar, a batata ainda permanecer com gosto amargo, não comer.
Sementes de Frutos
sementes-liberoalimentos
  As sementes de peras e maçãs e as amêndoas de damascos e pêssegos contêm uma substância chamada amygdalin, que quando consumidos podem formar cianeto de hidrogênio. Envenenamento por cianeto de hidrogênio pode causar, tontura, dores de estômago, vômitos, diarréia, convulsões e até a morte.
  Atenção as dicas: A ingestão de sementes não vai prejudicá-lo, mas é aconselhável não fazer disso um hábito. Outra observação é que você não deve mastigar tais sementes; Se fizer suco de maçã ou pêra retire todas as sementes.
Batata Doce
batata_doce-liberoalimentos"
  Olha a batata ai de novo! Só que desta vez é a batata doce. A batata doce produz diferentes toxinas para se proteger dos perigos do meio ambiente. Os níveis mais elevados destas toxinas estão mais presentes nas áreas danificadas da batata.
  Atenção a dica: As mesmas dicas aplicadas a batata podem ser aplicadas a batata doce.
Feijão
feijão-liberoalimentos
  Muitos tipos de feijões contêm toxinas chamadas lectinas, mas as maiores concentrações são encontradas no feijão vermelho. Quatro ou cinco feijões crus deste tipo podem causar uma reação inesperada. Estas toxinas podem causar dores de estômago, vómitos e diarreia.
  Atenção a dica: O feijão precisa ficar de molho na água por pelo menos 10 minutos antes de ser cozido.
  Se você conhece mais algum alimentos que pode fazer mal a nossa saúde, faça os comentários abaixo. Estamos esperando!
Link para esta postagem. (em Inglês)
Valeu e tome cuidado com os alimentos perigosos!

Comente com sua conta do Facebook

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here